Título: Lindberg passa Crivella na disputa pelo Senado
Autor: Alvarez, Regina; Souza, André de
Fonte: O Globo, 18/09/2010, O País, p. 17

Para o governo, Cabral vence no 1º turno

O candidato do PT ao Senado pelo Rio, Lindberg Farias, ultrapassou seus adversários e aparece na liderança, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem pela Rede Globo, com 36% das intenções de votos. Marcelo Crivella (PRB) está em segundo, com 33%. Cesar Maia (DEM) caiu para terceiro e tem 23%, seguido por Jorge Picciani (PMDB), com 20%.

Recebi com muita alegria o resultado, mas também com muita humildade, porque a eleição só termina no dia 3 de outubro disse Lindberg.

Em relação à última pesquisa do Ibope, divulgada dia 10, Lindberg subiu cinco pontos; Crivella se manteve no mesmo patamar. Cesar perdeu cinco pontos.

Waguinho (PTdoB) registrou 6%; Marcelo Cerqueira (PPS), 3%; e Milton Temer (PSOL), 2%. Claiton (PSTU) e Carlos Dias (PTdoB) apareceram com 1% cada. Os demais candidatos não alcançaram 1%. Votos nulos e em branco são 23%, e os indecisos, 35%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Já o cenário na disputa pelo governo se mantém, segundo pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas ontem.

O Ibope mostra que o governador Sérgio Cabral (PMDB), perdeu dois pontos e tem 55%, mas seria reeleito no primeiro turno.

Fernando Gabeira (PV), tem 15%; Fernando Peregrino (PR), 3%; os demais candidatos têm 1%. Votos em branco e nulos somaram 11%. Eleitores indecisos são 12%. A margem de erro é de dois pontos.

No Datafolha, o resultado é idêntico ao da pesquisa anterior: Cabral tem 58%, seguido por Gabeira, com 18%.

Peregrino está com 4%; Eduardo Serra e Cyro Garcia, com 2% cada, e Jefferson Moura, com 1%. Os indecisos somam 8%. Votos em branco e nulos são 7%.

A pesquisa Datafolha foi realizada de 13 a 14 de setembro com 1.273 eleitores de 30 municípios do estado.

A margem de erro é de três pontos. O Ibope ouviu 1.806 pessoas de 14 a 16 de setembro.

As pesquisas foram registradas no TRE