Título: Thomaz Bastos se reúne com Lula
Autor: Fabrini, Fábio; Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 23/09/2010, O País, p. 3

Ex-ministro da Justiça auxilia governo em momentos de crise

BRASÍLIA. Em meio à onda de denúncias contra integrantes do governo, o advogado criminalista Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro da Justiça, voltou a se encontrar ontem com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. Thomaz Bastos tem sido sempre chamado para auxiliar a defesa do governo nos momentos mais difíceis. Também informalmente, ele colabora com os advogados eleitorais do PT e da candidata petista, Dilma Rousseff.

O ex-ministro disse, no entanto, que ontem teve uma conversa rápida com o presidente e que não tocaram em assuntos espinhosos, como as acusações contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra e as denúncias contra integrantes do governo.

As denúncias que derrubaram a ex-ministra e outros integrantes do governo não teriam afetado o humor de Lula, segundo o ex-ministro.

- O presidente está feliz, disposto, brincalhão e simpático - afirmou Thomaz Bastos.

Thomaz Bastos disse que foi ao Planalto fazer uma visita ao chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho. No encontro, Carvalho chamou o ex-ministro para uma conversa com Lula, no gabinete ao lado. O ministro Franklin Martins, da Comunicação Social, também participou de parte da conversa. Bastos foi ministro da Justiça no primeiro mandato de Lula. Na crise do mensalão, se tornou o principal conselheiro do presidente e do governo.