Título: Além do aparelhamento, a ineficiência
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 23/09/2010, O País, p. 10

Quase 10% das cartas entregues pelos Correios chegam atrasadas atualmente

CENTRO DE Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios de Teresina, com 60 empregados: 350 mil encomendas e objetos recebidos por dia

RENATA SILVEIRA: todo mês, conta do cartão com 5 dias de atraso

RIO e TERESINA. O selo da eficiência, que os Correios conquistaram ao longo de muitos anos, pode estar se descolando da empresa. Em abril, a empresa informou que o índice de Entrega de Correspondências Simples no Prazo estava em 96,5%. O desempenho, no entanto, caiu seis pontos percentuais este mês, passando para 90,51%. Ou seja, quase 10% das cartas chegam atrasadas.

Nem mesmo o Sedex ¿ serviço expresso de entrega de encomendas cujas tarifas cobradas são bem mais altas do que a correspondência comum ¿ está livre das críticas. Paulo Sergio Ferreira da Silva, morador do Rio, mandou uma impressora para a mãe, que mora em Belo Horizonte, pelo serviço expresso de encomendas. O pacote foi extraviado:

¿ Enviei pelo Sedex para minha mãe, que mora em Belo Horizonte, uma impressora jato de tinta como presente do Dia das Mães. É claro que não chegou.

Segundo os Correios, os atrasos na entrega de cartas e encomendas estão sendo monitorados pela área operacional da empresa, para adoção das medidas necessárias. A empresa reconhece ¿a falta de mão de obra em parte de nossos centros de distribuição domiciliar¿, ainda decorrente do Plano de Demissão Voluntária. Em abril, O GLOBO mandou 25 cartas a endereços da Região Metropolitana do Rio, mas só nove (36%) chegaram no prazo correto.

O estudante de Direito e operador de redes Hermanildo Frazão de Araújo Segundo, de Teresina, diz que não confia mais nos Correios depois que recebeu suas contas de telefonia celular com até 15 dias de atraso em junho, julho e agosto, e foi obrigado a pagar juros. Ele disse que a companhia mandava a conta no prazo correto, mas os Correios atrasavam.

¿ Como vi que o problema iria continuar, eu não espero mais a fatura ou a conta pelos Correios ¿ disse Hermanildo, que agora imprime a conta a partir do site da empresa. ¿ Dá mais trabalho, mas não corro mais o risco de pagar juros das contas.

A estudante de Pedagogia Renata Pereira dos Santos Silveira, também de Teresina, disse que a conta do cartão de crédito de sua família, em nome da mãe, a artesã Eunice dos Santos, chega todos os meses com cinco dias de atraso, o que obriga ao pagamento de juros.

O coordenador do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios da capital piauiense, José Teixeira, disse que são recebidas 350 mil encomendas e objetos por dia. Trabalham 60 pessoas no setor:

¿ O número de profissionais que temos é o suficiente para atender a demanda ¿ declarou, adiantando que os Correios do Piauí possuem 1.394 empregados e existe um concurso público em aberto.