Título: Datafolha: cai vantagem de Dilma sobre adversários
Autor:
Fonte: O Globo, 23/09/2010, O País, p. 11

SÃO PAULO. Pesquisa Datafolha divulgada ontem pela TV Globo mostra que a diferença entre a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, e a soma dos demais candidatos caiu de 12 pontos percentuais para sete, a dez dias das eleições. Em meio às denúncias de tráfico de influência que derrubaram seu ex-braço direito da Casa Civil, a ex-ministra Erenice Guerra, Dilma perdeu dois pontos, dentro da margem de erro, indo de 51% para 49% das intenções de voto. Se as eleições fossem hoje, segundo o Datafolha, ela seria eleita no primeiro turno.

É a primeira vez no mês que, dentro da margem de erro, ocorre uma oscilação negativa para a petista, acompanhada de uma variação positiva para José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). O tucano passou de 27% para 28%, também dentro da margem de erro, e a candidata do PV foi de 11% para 13% das intenções de voto.

A margem de erro é de dois pontos percentuais. Segundo o Datafolha, a pesquisa da próxima semana demonstrará se existe uma tendência.

Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma contabiliza hoje 54%, comparado com 57% da semana passada. Serra tem 31% e Marina, 14%.

Na simulação de segundo turno, Dilma foi de 57% para 55%. Serra subiu de 35% para 38% em relação à pesquisa da semana passada.

A sondagem divulgada ontem foi realizado entre os dias 21 e 22 de setembro para a TV Globo e a "Folha de S.Paulo", dez dias depois da primeira denúncia, na revista "Veja", do suposto esquema de tráfico de influência e cobrança de propina na Casa Civil, que atingiu não só a ex-ministra Erenice Guerra como o filho dela, Israel Guerra, e outros servidores da pasta.