Título: Brasileiros discordam de política para Irã
Autor:
Fonte: O Globo, 23/09/2010, O País, p. 16

População destaca influência de Lula e da mídia, mostra pesquisa

Oito em cada dez brasileiros confiam na maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lida com questões internacionais. A maioria, no entanto, discorda quando o assunto é o Irã e seu programa nuclear. Segundo o Pew Research Center, instituto de pesquisa em Washington, 85% dos brasileiros são contrários ao Irã ter armas nucleares.

De acordo com a pesquisa, Lula e a mídia lideram a lista de instituições e grupos com influência positiva, com 84% e 81%, respectivamente. O estudo, feito também em outras 21 nações, mostra a percepção da população em relação ao próprio país e ao mundo. O retrato que surge mostra o brasileiro como o segundo povo mais otimista com os rumos do país, perdendo só para chineses.

Para 62% dos brasileiros, a economia está bem, e metade da população se mostra satisfeita com a situação geral do país. Para três quartos dos entrevistados, o Brasil já é (24%) ou se tornará (53%) uma das nações mais poderosas do mundo.

Apesar do otimismo, os entrevistados indicaram como os principais problemas as drogas, o crime e a corrupção de líderes políticos. Na avaliação sobre gênero, a pesquisa mostra que 70% têm visão positiva sobre uma mulher ocupando a Presidência. Os brasileiros são ainda os que demonstraram a maior preocupação com o aquecimento global, com 85% considerando um problema grave.