Título: Roriz reduz para 7 pontos distância do líder Agnelo no DF
Autor: Brígido, Carolina; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 24/09/2010, O País, p. 3

BRASÍLIA. Antes mesmo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal, ele conseguiu ganhar novo fôlego nas pesquisas de intenção de voto. Pesquisa Datafolha divulgada ontem revela que o petista Agnelo Queiroz continua liderando a disputa, com 41%, mas a dianteira em relação a Roriz caiu de 13 para 7 pontos percentuais. Réu em 114 processos, Roriz subiu de 31% para 34%. Agnelo caiu de 44% para 41%.

O candidato Toninho do PSOL tem 5%. Eduardo Brandão (PV) e Rodrigo Dantas (PSTU) aparecem com 1% cada. Newton Lins (PSL), Frank (PCB) e Ricardo Machado (PCO) não pontuaram. Votos nulos e em branco somam 8%. Os eleitores que não sabem ou não responderam representam 11%. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A avaliação é que, nas últimas semanas, a cada decisão judicial sobre a candidatura, Roriz caía. Mas, ao aparecer na TV reafirmando a candidatura, recomeçou a crescer. A candidata ao Senado na chapa de Roriz, Maria de Lourdes Abadia, seguiu a tendência e recuperou terreno sobre o candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg. Com a candidatura impugnada, ela subiu de 14% para 22%.