Título: Marco Maciel: após 45 anos de vida pública, o risco de derrota nas urnas
Autor: Lins, Letícia
Fonte: O Globo, 26/09/2010, O País, p. 21
Segundo pesquisas, senador hoje estaria em terceiro lugar e ficaria de fora
RECIFE. Com a situação praticamente definida para a sucessão estadual o Ibope dá 73% das intenções de voto ao governador Eduardo Campos (PSB), candidato à reeleição , a dúvida em Pernambuco envolve o senador Marco Antônio Maciel (DEM). Com 45 anos de vida pública e sem registro de derrota nas urnas, ele enfrenta a eleição mais difícil, com o risco de não se reeleger. Pesquisas contratadas por jornais locais indicam que ele seria o terceiro colocado para o Senado, perdendo para os candidatos da situação, o ex-ministro Humberto Costa (PT) e o deputado Armando Monteiro Neto (PTB).
Maciel integra a coligação Pernambuco pode mais, que, pelo Ibope, tem apenas 16% das intenções de voto. Para os cientistas políticos, Maciel é vítima de um fenômeno histórico em Pernambuco, onde o governador bem votado puxa os candidatos para o Senado.
Desde 1986, todos os governadores com mais de 60% de votação elegem os senadores.
Isso mostra que o peso do candidato ao governo é muito forte, mais do que o do candidato à Presidência diz Túlio Velho Barreto, pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco.