Título: Presos secretários por desvio de doações
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 27/09/2010, O País, p. 13

Em Alagoas, políticos e filho de ex-prefeito são acusados de trocar votos por donativos enviados às vítimas de enchentes

MACEIÓ. Três secretários municipais de Santana do Mundaú e o filho do ex-prefeito de União dos Palmares, no interior de Alagoas, foram presos na Operação Asfixia, executada pela Polícia Civil. Eles são acusados de usar donativos enviados para as vítimas de enchentes como moeda eleitoral, para facilitar a eleição de caciques dos vales do Mundaú e Paraíba, que têm 19 cidades em situação de calamidade, após as chuvas de junho.

A operação cumpriu 20 mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz eleitoral Marcelo Tadeu. Segundo a polícia, os secretários de Administração, José Élcio da Silva, de Educação, Antônio Duarte, o funcionário público José Márcio Félix da Silva e o empresário Carlos Eduardo Pedrosa dos Santos (filho do ex-prefeito de União dos Palmares, José Pedrosa) comandavam o esquema de distribuição a famílias carentes de lençóis, roupas ou colchões em troca de votos a candidatos indicados por eles.

Donativos também foram encontrados na casa do prefeito de Santana do Mundaú, Elói Silva. A assessoria do prefeito informou que os donativos estavam lá porque todos os prédios públicos da cidade foram destruídos pelas chuvas.

Além dos donativos, foram apreendidos documentos fiscais da prefeitura e computadores. Também em Santana do Mundaú, a polícia prendeu Tamuz Lourenço da Silva, filho do empresário Antônio Lourenço, ex-prefeito da cidade. Em sua casa foram encontradas munições de pistola calibre 380. Tamuz foi autuado em flagrante por posse ilegal de munição na delegacia regional. Todo o material apreendido, com exceção da moto sem documentos, foi entregue ao cartório eleitoral de União dos Palmares.

Em União, os policiais fizeram a apreensão de munição de uma pistola PT40 na casa do soldado Sandro Jorge da Silva, apontado como integrante de um grupo de extermínio conhecido como ¿Ninjas¿. O militar não estava em casa. No local, foram apreendidos pássaros silvestres, engaiolados sem a devida permissão. Os ¿Ninjas¿ atuam nas cidades de Murici, São José da Laje e União dos Palmares. É uma milícia formada por policiais, que atua desde a década de 90, e responsável por assassinatos na região.