Título: O presidente está muito confiante
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 29/09/2010, O País, p. 12

Ministro e assessor não comentam pesquisa Datafolha e possível 2º turno

BRASÍLIA. O Palácio do Planalto procurou passar ontem uma mensagem de otimismo diante dos números da última pesquisa Datafolha, que apontaram incerteza sobre as chances de vitória da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ainda no primeiro turno. Evitando citar o nome de Dilma ou cravar que a eleição será decidida no domingo, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que os partidos aliados do governo terão, no domingo, uma "grande vitória" na disputa da Presidência, dos governos estaduais, do Senado e da Câmara dos Deputados.

- O presidente está muito confiante de que nós construímos no Brasil um clima muito positivo, e nós vamos colher, no domingo, o resultado dessa plantação de sete, oito anos. Nós vamos colher esse resultado com uma grande vitória dos partidos da base aliada do governo - disse Padilha, após a reunião de coordenação de governo, com a presença de Lula.

O ministro disse que o eleitorado quer continuidade e que a coligação governista vai colher os frutos plantados nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Alexandre Padilha não comentou os resultados da pesquisa que deram a Dilma 51% das intenções de votos válidos, resultado que aponta a possibilidade de segundo turno.

Segundo Padilha, o único comentário do presidente sobre a pesquisa Datafolha, na reunião, tratou dos índices de aprovação do governo Lula.

- O único dado que coincide em todas as pesquisas que saíram da semana passada até hoje é que o governo continua bem avaliado e melhorando cada vez mais essa boa avaliação do governo. Essa foi a única questão que foi discutida na coordenação de governo.

Padilha procurou destacar dados positivos da economia, como a capitalização da Petrobras, que, segundo ele, refletiria a confiança dos investidores no Brasil, mesmo num período eleitoral, e o aumento da oferta de empregos.

- Eu pessoalmente estou muito confiante de que a Dilma não só se tornou absolutamente preparada para vencer as eleições como superou todos os desafios que foram colocados até agora - disse o ministro das Relações Institucionais.

Indagado sobre a ascensão da candidata do PV, Marina Silva, que aparece com 14% das intenções de voto na pesquisa Datafolha, Padilha repetiu o mantra:

- Eu estou muito confiante no resultado que nós vamos ter no próximo domingo. Acho que os partidos que apoiam o presidente Lula vão ter uma grande vitória, porque a população vai optar pela manutenção desse atual caminho. O único dado que coincide nas várias pesquisas é a melhoria na avaliação do governo.

Um dos coordenadores da campanha de Dilma, o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, minimizou a queda da petista, enfatizando que a oscilação negativa ocorre dentro de uma grande tendência de vitória. Ele lembrou que não costuma comentar pesquisas eleitorais, tanto quando elas apontam viés de alta quanto de baixa.