Título: Ela está representando meu nome, diz Roriz sobre a mulher
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 25/09/2010, O País, p. 4

Para Weslian, aceitar ser candidata ao governo do DF foi "declaração de amor"

BRASÍLIA. Ao apresentar ontem a mulher, Weslian Roriz, como candidata ao governo do Distrito Federal, o ex-candidato Joaquim Roriz disse que a esposa será apenas sua representante na eleição. Durante os 52 minutos de entrevista coletiva, na residência do casal, Roriz falou e respondeu a perguntas por 50 minutos e Weslian, por apenas 2 minutos.

No dia da votação, em 3 de outubro, as urnas eletrônicas mostrarão a foto de Joaquim Roriz e não a de Weslian. Quem votar nele, porém, estará elegendo a mulher. O motivo é que as urnas eletrônicas já foram lacradas e as informações referentes aos candidatos não podem ser alteradas. A lei eleitoral permite a substituição de candidatos até a véspera da eleição.

- Meu marido sabe responder muito bem por minhas... - disse Weslian, com a voz embargada, ao ser questionada sobre a estratégia para conquistar votos a menos de dez dias da eleição.

Lembrada por outro jornalista de que ela era a candidata, a mulher de Roriz não teve tempo sequer de pensar na resposta: o ex-candidato e ex-governador rebateu:

- Não, senhor. Ela está representando o meu nome. O meu nome é que está na urna. Meu nome é o 20 (sic) e ela está apenas representando. Eu não podia ser candidato, mas ela eu pude indicá-la.

Diante da insistência da imprensa, o ex-candidato encerrou sua participação na entrevista e passou a palavra à mulher. Ela, então falou sobre a candidatura:

- Quero só dizer para vocês que foi como (se) fosse uma declaração de amor. Como eu vi meu marido sofrendo esta madrugada toda, eu não poderia, com 50 anos de casada, deixar meu marido passar pela humilhação que ele passou ontem.

Durante a campanha, Roriz sempre destacou a importância de sua experiência administrativa para governar o DF. Indagado sobre o currículo da mulher, Roriz disse que ela sempre teve forte atuação em projetos sociais e que, se eleita, herdará o programa de governo de Roriz. A candidata destacou um programa que fornece cães-guias para deficientes visuais.

- Todos os que são deficientes têm um cão-guia hoje graças a mim - disse Weslian. - Meu marido vai me ajudar.

Roriz disse que convencer sua mulher a ser candidata foi o "maior sacrifício" que fez na vida. Segundo ele, a esposa não queria e defendia também que o marido deixasse a política. Roriz disse que ele e Weslian convidaram o candidato a vice-governador Jofran Frejat (PR) para substituí-lo, com Weslian como vice, mas que ele recusou.

- Ela tem experiência. Além do que, eu estarei como vice-governador, se eleito, ajudando nessa área, eu conheço bem a área administrativa do GDF - disse Frejat.

Roriz contou que não conseguiu dormir na última noite e, às 5h35m, cutucou a mulher para saber se estava acordada, dizendo em seguida:

- Minha ficha caiu. Eu não vou ser candidato.

Indagado sobre qual será sua participação na campanha de Weslian, Roriz afirmou:

- Permanente, presente e levarei a minha palavra como vítima. E levarei minha palavra com emoção.