Título: Novo caos nos aeroportos
Autor: Nogueira, Danielle; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 28/09/2010, Economia, p. 25

Webjet cancela 40% dos voos, e governo manda Anac suspender venda de bilhetes de olho nas eleições

RIO e BRASÍLIA

Menos de dois meses após o caos aéreo provocado por atrasos e cancelamentos de voos da Gol, os brasileiros viveram novo dia de tumulto nos principais aeroportos do país ontem. Desta vez por causa de problemas com os voos da Webjet. Até as 17h de ontem 40% (38 dos 95 voos) deles haviam sido cancelados e 27,4% (26 voos) estavam atrasados. Pela manhã, o índice de cancelamento chegou a 54%, o que levou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a suspender a venda de bilhetes da companhia para voos programados até sexta-feira. A medida, mais enérgica que a adotada no caso Gol e considerada radical por afetar o fluxo de caixa da empresa, foi tomada para evitar transtornos aos passageiros na semana que antecede as eleições, segundo fontes do setor.

Assim que soube da confusão nos aeroportos houve princípio de tumulto em Porto Alegre e no Rio (Santos Dumont) o ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou pela manhã que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da pasta delegasse ordens ao demais órgãos responsáveis pelo setor, Anac e Infraero, a fim de contornar a situação.

O receio era que o problema se arrastasse até domingo, dia da votação: O governo não quer saber de confusão nos aeroportos na semana da eleição contou uma fonte do setor.

O superintendente de Regulação Econômica e Acompanhamento de Mercado da Anac, Juliano Noman, nega que a decisão de suspender a venda das passagens tenha partido da cúpula do governo ou tenha sido adotada para evitar problemas no processo eleitoral.

Segundo ele, a medida foi tomada com base em avaliação técnica, após consulta à presidente da Anac, Solange Vieira, que está no Canadá a trabalho.

Solange ligou pessoalmente para Gol e TAM pedindo que as empresas reacomodassem os passageiros afetados pelos atrasos e cancelamentos de voos da Webjet. Perguntado por que a Anac não determinou que a Gol suspendesse a venda dos bilhetes em pleno caos aéreo em agosto, o superintendente disse que havia aprendido com a experiência do passado: O objetivo da suspensão da venda dos bilhetes não é punir a empresa, e sim evitar que o tamanho do problema aumente. Experiências passadas vão gerando esse aprendizado.

Empresa freta avião para conter tumulto

Oficialmente, o motivo que levou ao cancelamento dos voos da Webjet foi a elevada carga de trabalho dos aeronautas (tripulantes), que, em razão da maior demanda verificada em setembro, estaria se aproximando do limite permitido por lei de 85 horas mensais de voo. A companhia foi obrigada a reduzir o número de voos na última semana de setembro para cumprir a Lei 7.183, que regula os limites de trabalho dos aeronautas, disse a Webjet em nota. Fontes do setor e do governo afirmam, porém, que a redução do quadro e a retirada de dois ou três aviões para manutenção contribuíram para o tumulto de ontem.

No fim do dia, a empresa informou ao governo que já teria fretado dois aviões. A Webjet confirmou que essa é uma das medidas emergenciais para enfrentar o problema, mas não disse quantos aviões foram retirados de circulação para reparos. A frota da empresa compreende 20 aeronaves que se revezam para atender dez destinos em 116 voos diários.

Além de menos aviões em operação, nos últimos quatro meses a empresa estaria enfrentado uma debandada de funcionários, que estariam buscando na concorrência melhores condições de trabalho. Isso viria ocorrendo especialmente com os tripulantes, o que contribuiu para que a carga horária se aproximasse do teto legal. De acordo com a Webjet, o quadro é formado por 122 pilotos, 46 copilotos e 319 comissários.

Outros 64 copilotos e 85 comissários estão sendo treinados para começar a trabalhar em outubro.

O presidente do Sindicato Nacional do Aeronautas, Gelson Fochesato, alerta ainda para questões de segurança.

Segundo ele, os aviões 737-300 da Webjet voam com apenas três comissários, número abaixo do recomendado pelo sindicato, cuja orientação é de um comissário por porta. Esse modelo de avião tem quatro portas.

Se há uma emergência, uma das portas ficará desguarnecida diz.

Pela regulamentação da Anac, porém, o que vale é o número de comissários por assentos, na relação de um para 50 poltronas. Como os 737300 têm 140 lugares, bastariam três.

Noman, da Anac, reconhece que a confusão de ontem não deve ter uma única causa. Ele afirma que a agência investigará se a empresa poderia ter planejado a reposição de pessoal ou se ela foi repentina. A situação da frota também será investigada. Desde ontem, fiscais da Anac estão nos principais aeroportos do país. Se a situação não for solucionada, a agência poderá tomar medidas mais duras. Em julho, a Webjet foi autuada em R$ 225 mil por ter excedido a carga horária da tripulação.

Segundo a Anac, o percentual de voos cancelados pela empresa passou de 2,4% em agosto para 9,7% na última semana. Até então, os passageiros vinham sendo avisados previamente e eram reacomodados. Ontem a situação fugiu ao controle.

Gol muda venda de seguro com atraso

No Santos Dumont, a fila de passageiros se estendia pelo saguão e muitos se queixavam de informações truncadas. Um dos voos cancelados foi o 6784, que partiria do Rio às 16h58m com chegada em Belo Horizonte às 18h. Irritado, Paulo Soares, presidente da Total Agroindústria Canavieira, resolveu comprar passagem por conta própria em uma aérea concorrente.

Tenho uma reunião às 10h em uma cidade a 300km de Belo Horizonte.

Se não embarcar logo, terei que dormir em um hotel e acordar às 5h amanhã (hoje) para estar lá na hora.

No fim da tarde de ontem, a Gol corrigiu a forma de venda de seguro de viagens em seu site. A Anac havia determinado que a opção pelo seguro não fosse pré-selecionada. O prazo de 48 horas dado pela agência havia acabado sábado. A TAM cumpriu a determinação a tempo.