Título: Depoimento deve ajudar peritos do IML
Autor: Araújo, Vera
Fonte: O Globo, 28/09/2010, Rio, p. 19

Estresse pode fazer vírus do herpes causar meningite, diz infectologista

Depois de dois meses de investigação, a Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (Dcav) chegou à testemunha considerada mais importante do caso: a babá de Joanna Marcenal. Ela foi localizada pela polícia e convidada a prestar depoimento no último dia 15. Para resguardá-la, os policiais pediram que o nome dela não fosse divulgado.

O depoimento será usado para ajudar os peritos do Instituto-Médico Legal (IML) na conclusão dos exames complementares sobre queimaduras nas nádegas de Joanna. As declarações comprovam que a menina sofria maus-tratos e estava fragilizada. Segundo o infectologista Edimilson Migowski, professor de infectologia pediátrica da UFRJ, uma criança com a imunidade baixa por estar com algum tipo de estresse, ao ter contato com o vírus do herpes, pode sofrer uma meningite, tendo seu sistema nervoso central afetado. Conforme O GLOBO noticiou ontem, o IML já sabe que Joanna morreu vítima de uma meningite causada pelo vírus do herpes. Em nota, o instituto informou que o laudo não está pronto.

Joanna era alvo de uma disputa judicial entre os pais dela. Em julho, quando estava na casa do pai, a menina tinha acabado de ser afastada do convívio da mãe, Cristiane Cardoso Marcenal, por 90 dias, por decisão da juíza Cláudia Viera, juíza da 1ª Vara de Família de Nova Iguaçu.

Ao sofrer uma crise e ser levada para o Hospital Rio-Mar, na Barra, Joanna ainda recebeu os primeiros socorros de um falso médico. Segundo Migowski, raros são os casos de meningite viral que causam morte.