Título: Se lixando... e rumo à reeleição
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 28/09/2010, O País, p. 16
Deputado que afirma não ligar para a opinião pública deve ser reeleito no RS
Enviada Especial
SANTA CRUZ DO SUL (RS). Destituído da relatoria do caso Edmar Moreira (o homem do castelo) no Conselho de Ética da Câmara por inocentá-lo antes do julgamento, o deputado Sérgio Moraes (PTB-RS) mantém o poder na região de 40 municípios ao redor de Santa Cruz do Sul. Ele ficou conhecido no país ao dizer: Estou me lixando para a opinião pública. Até porque a opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Nós nos reelegemos mesmo assim. Um ano depois, com o apoio dos produtores de fumo, ele deve se reeleger com votação recorde e ainda dar ao filho Marcelo um mandato de deputado estadual.
A mulher, Neiva Terezinha Marques, conhecida como Kelly Moraes, já é prefeita da cidade. Domingo, ele liderou uma carreata com mais de 400 veículos por Santa Cruz, desfilando num caminhão enfeitado com cartazes da presidenciável Dilma Rousseff e propaganda dos fumicultores, ao lado de Marcelinho e Kelly. Por onde passa, é saudado com devoção.
Como ele mesmo diz, em vez de atrapalhar sua carreira, o fez famoso nacionalmente.
Na eleição passada teve 80 mil votos. Agora, diz que será reeleito com cerca de 100 mil. Ao descer do carro e ser abordado pelo GLOBO, Moraes levou um susto: Essa aí é aquela bandida do estouro daquele caso que me deixou famoso. Vou gravar tudo porque tenho medo de ti disse ele para a repórter.
Depois de gravar parte da entrevista, relaxou e fez questão de passear pela cidade para mostrar como era querido. A primeira parada foi num bar, onde abraçou e conversou com intimidade com os presentes. Disse que em toda a campanha umas 20 pessoas questionaram sobre o caso do se lixa, mas poucos teriam se incomodado.
Eles ( os eleitores) não se importam. Ficaram furiosos com vocês. Eu abraço, sou do carinho, sou do beijo. Não sou demagogo disse Moraes.
No bar, isso foi confirmado por Rogério Guineval, comerciante de alimentos.
Ele pode ter dado um palavreado errado, mas foi culpa da imprensa, que imprensou ele muito. Ele é do povo disse.
A outra parada foi na frente do prédio onde se realiza a October Fest, a partir do dia 6. Numa tenda encontrou vendedores comendo churrasco. Um deles, Antonio Tim, riu ao lembrar outro caso que deu o maior bafafá. Kelly resolveu erguer uma estátua em homenagem aos fumicultores. Ao apresentar o projeto, mostrou uma imagem de Santo Agostinho, que acharam parecido com Moraes.
A prefeita mudou o desenho, mas o santo continuou a cara do Moraes disse Tim, às gargalhadas.
Viu? É assim que o povo faz: ri das coisas que acontecem comigo disse Moraes, culpando a imprensa pela confusão.