Título: Na TV, emoção para evitar 2º turno
Autor: Suwwan, Leila; Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 28/09/2010, O País, p. 11

Último programa do PT vai resgatar "Dilminha paz e amor" e exibir Lula

BRASÍLIA. O último programa da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, na propaganda eleitoral na TV terá uma forte carga emotiva. Essa é a estratégia do marqueteiro João Santana nesta reta final, para neutralizar a agenda negativa, com escândalos que atingiram a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra. Com forte exploração da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da associação de Dilma como sua sucessora, o objetivo do programa que irá ao ar na quinta-feira, na TV, é eliminar qualquer possibilidade de segundo turno.

A ordem é resgatar a estratégia do início da campanha de passar a imagem da candidata Dilminha paz e amor.

Ontem, Dilma gravou em Ouro Preto cenas para o seu último programa. No fim de semana, já tinha feito imagens no Rio Grande do Sul. Segundo coordenadores de campanha, a intenção é reforçar as origens mineiras de Dilma e sua atuação na política gaúcha.

A petista tenta associar sua imagem com Minas e Rio Grande do Sul de olho no segundo e no quinto maiores colégios eleitorais do país, respectivamente. Ela também gravou, na semana passada, no Farol da Barra, em Salvador. A Bahia é o quarto estado com mais eleitores no país.

O programa também deve explorar o discurso de que a petista terá condições de unir o país em torno de seu projeto de continuidade do governo Lula. Na coordenação de campanha, há o reconhecimento de que a agenda positiva e esse tom emotivo fizeram Dilma decolar no início da propaganda eleitoral. Por isso, Dilma deve suavizar o tom no último programa, fazendo uma espécie de declaração de amor ao Brasil, segundo um integrante da campanha.

Vamos mostrar o quanto o presidente Lula uniu o Brasil em torno de um projeto de desenvolvimento e que a Dilma é a mais preparada para dar continuidade disse o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Nos primeiros programas de Dilma na TV, houve uma overdose de Lula, o que foi amenizado nas últimas semanas.

Agora ele retorna com força total para consolidar a imagem de Dilma como a aposta da continuidade. O último programa deve repetir o modelo do primeiro, com novas gravações de Lula e Dilma numa estratégia de integração da campanha.

Apesar do tom emocional, assessores da campanha descartaram ontem a possibilidade de Dilma incluir no programa imagens do neto, Gabriel, que nasceu este mês