Título: É preciso buscar alternativas
Autor: Gomes, Wagner; D´Ercole, Ronaldo
Fonte: O Globo, 30/09/2010, Economia, p. 32

Com a greve, consumidores podem ter problemas para pagar contas. Confira as orientações do Procon-SP e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec):

ALTERNATIVAS: Para pagar as contas, um caminho é tentar caixas eletrônicos dos bancos ou o internet banking. É possível quitar faturas (como as de água, luz e telefone) em casas lotéricas e em supermercados, farmácias e agências dos Correios (correspondentes bancários).

SEM OPÇÃO: Na falta de opção, vale entrar em contato com o fornecedor e solicitar outra forma de pagamento ou negociar a prorrogação do vencimento do débito. Se o consumidor não pagar uma fatura, após o fornecedor ter oferecido forma de se quitar a dívida, corre o risco de lhe ser cobrado encargo e ter o nome enviado aos serviços de proteção ao crédito.

DOCUMENTAR: Caso o fornecedor não dê outros locais e formas de pagamento, deve-se documentar esta tentativa de quitar o débito, podendo registrar reclamação no Procon.

MULTA: Se não for possível outra forma de pagamento, inclusive após contato com o fornecedor, e atrasar o pagamento, o consumidor não pode ser punido com juros e multa de mora.