Título: No MA, ataques a Roseana e Sarney
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 30/09/2010, O País, p. 21

"Todo mundo vem para cima da gente. Vou chamar o Zé Sarney", diz candidata

Evandro Éboli Enviado especial SÃO LUÍS (MA). Líder em todas as pesquisas na corrida estadual, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), foi o alvo dos demais candidatos no debate de terça-feira na TV Mirante, afiliada da Rede Globo no estado. Mesmo quando a pergunta não era direcionada a ela, e a discussão envolvia outros candidatos, as respostas, réplicas e tréplicas sempre atingiam a família Sarney. Roseana não reagiu, depois das muitas citações contra seu pai, o senador José Sarney (PMDB-AP).

Sou mulher e governadora.

Todo mundo vem para cima da gente. Na próxima vez vou chamar o Zé Sarney prá vir aqui então desabafou.

As críticas ao governo de Roseana partiram sobretudo dos candidatos Flávio Dino (PCdoB) e do ex-governador Jackson Lago (PDT), cassado ano passado.

Os dois fazem uma disputa acirrada pelo segundo lugar e almejam um eventual segundo turno contra a governadora. Dino e Jackson, no entanto, não fizeram críticas um ao outro.

Roseana buscou colar sua imagem em Lula e disse que será grande parceira de Dilma Rousseff, caso vençam as eleições.

Dino lembrou que, quando foi governadora nos anos 90, Roseana também foi aliada do então presidente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

E isso não adiantou nada.

O seu governo foi muito ruim, mesmo amiga do presidente.

Roseana disse que não tem como comparar Fernando Henrique e Lula. Este, segundo ela, deu mais atenção e injetou mais recursos e obras no Maranhão: Fui aliada sim do Fernando Henrique, mas ele não olhava para o Maranhão como o Lula fez. Digo isso publicamente.

Jackson defendeu reforma agrária nas terras dos Sarney: O Maranhão não tem dono.

É de todos nós.