Título: Votocard: cartão engana o eleitor
Autor:
Fonte: O Globo, 30/09/2010, O País, p. 19

Material irregular, do candidato Fábio Silva, traz o número dele e de aliados

A FRENTE do Votocard: nome do eleitor, validade e até imitação de chip

Mesmo com sua distribuição proibida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Votocard Gold ¿ material semelhante a um cartão de crédito, confeccionado pelo candidato a deputado estadual Fábio Silva (PR) ¿ continua chegando às casas dos eleitores. A peça de propaganda tem uma ¿cola¿ para o momento da votação: o cartão traz impresso no verso não apenas o número de Fábio Silva (que tenta um segundo mandato na Alerj), mas também de Eduardo Cunha (candidato a deputado federal pelo PMDB), Jorge Picciani (candidato peemedebista ao Senado), do governador Sérgio Cabral (candidato à reeleição pelo PMDB) e de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência.

Segundo o juiz Paulo Cesar Vieira de Carvalho, da Coordenadoria de Fiscalização do TRE do Rio, Fábio Silva já foi notificado e, caso fique comprovado que ele continua distribuindo o cartão, poderá ser multado em até R$25 mil:

¿ A propaganda é ilegal não só porque confunde o eleitor menos esclarecido, fazendo-o achar que se trata de um cartão de crédito, mas também porque faz a chamada ¿dobradinha infiel¿, pois traz o nome da coligação do candidato a deputado estadual e os nomes de integrantes de outra coligação. Se os eleitores denunciarem que continuam recebendo a propaganda, ele será multado.

A frente do cartão tem o nome do eleitor em relevo e o desenho de um chip. No verso, a lista de candidatos e respectivos números em destaque.

No penúltimo debate entre os candidatos ao governo, no dia 20, Jefferson Moura (PSOL) acusou Cabral de mandar pelo correio a peça irregular para os eleitores. O governador, porém, negou qualquer envolvimento na confecção do cartão. Ontem, Jorge Picciani e Eduardo Cunha, através de seus assessores, também negaram participação na distribuição da propaganda. Já o candidato Fábio Santos, procurado pelo GLOBO, não retornou as ligações.