Título: PT já defendeu exigência
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 30/09/2010, O País, p. 16

Partido agora quer suspender a lei

BRASÍLIA. A exigência de apresentação de um documento com foto junto com o título de eleitor que agora o PT contesta no STF já foi defendida por integrantes do partido. Pelo menos duas propostas tramitaram na Câmara. Em 2003, o então deputado Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou projeto defendendo exatamente o modelo que foi aprovado em 2009.

Para que nos aproximemos, cada vez mais, da verdade eleitoral, com a vontade do povo revelada na apuração, faz-se necessária uma legislação que permita a identificação do eleitor no ato da votação, uma vez que o título eleitoral processado eletronicamente não contém fotografia, sustentou ele.

Em 2004, a deputada petista Terezinha Fernandes (MA) apresentou proposta semelhante: o eleitor só poderia votar se mostrasse o título e a carteira de identidade, como forma de coibir possível incidência de fraude, lesiva ao processo eleitoral.

Agora, na ação apresentada no STF, o PT alega que a exigência dos dois documentos pode impedir muitos eleitores de votar. A lei questionada pelo partido foi aprovada com apoio da maioria dos partidos. O único a se opor foi o PSOL.

O texto foi mantido pelo presidente Lula ao sancionar a lei.