Título: A estrela do debate
Autor:
Fonte: O Globo, 30/09/2010, O País, p. 16

Mancadas de Weslian Roriz desorientam rivais e viram hit

BRASÍLIA. O jeito atrapalhado e as intervenções inusitadas de Weslian Roriz, que assumiu a candidatura no lugar do marido, Joaquim Roriz, desnortearam até mesmo os adversários no debate organizado anteontem pela TV Globo no Distrito Federal. A série de mancadas da candidata virou hit na internet.

Ontem, Weslian admitiu que, a caminho do estúdio, sentiu o peso do temido debate.

Fiz o maior sacrifício da minha vida.

Quando passei pelos corredores da Globo, parecia que estava indo para a forca para defender meu marido contou.

Ela acabou produzindo cenas capazes de levar os três concorrentes a segurar o riso. Weslian se embaralhou até com as pastinhas com marcadores coloridos para cada um dos 20 temas do debate. Quando chegou a vez de escolher um dos adversários para discorrer sobre gestão pública, Weslian não pestanejou. Desafiou, confiante, o candidato Toninho do PSOL a discorrer sobre suas propostas para gerar empregos no DF. Toninho devolveu a pergunta: Desculpa. Se o tema é sobre gestão pública, eu vou falar sobre outro? Weslian ficou procurando a pasta certa.

Achei! disse. É a falta de prática.

Em outro momento, Agnelo Queiroz (PT) falou sobre segurança pública e perguntou: O que a senhora acha das propostas? Vamos intensificar o combate... não seria o combate... De tudo que o senhor perguntou para mim, eu gostaria de dar uma resposta para o senhor muito franca, que eu gostaria que o senhor repetisse. Qual foi mesmo a pergunta que o senhor fez sobre... pediu Weslian.

Esclarecimentos feitos, a candidata disse apenas que sua assessoria competente daria conta. A confusão se repetiu quando Weslian foi provocada por Agnelo a discorrer sobre suas propostas para o transporte.

. Tudo na hora certa. Uma pergunta para o senhor, que foi do Partido Comunista (Agnelo era do PC do B), que não acredita em Deus. O PT expulsou quem não é contra o aborto. O senhor é contra ou a favor do aborto? atacou.

O transporte ficou de lado. Católica praticante, Weslian repete a cada novo comício que o PT, além de apoiar o aborto, tem o vermelho do encardido. O encardido vem a ser o satanás.