Título: Moody¿s rebaixa classificação da Espanha
Autor: Duarte, Fernando; Almeida, Cássia
Fonte: O Globo, 01/10/2010, Economia, p. 33

MADRI. A agência de classificação de risco Moody¿s Investor Service reduziu ontem a avaliação de crédito da Espanha, de ¿AAA¿ para ¿Aa1¿, com perspectiva estável. A justificativa foram as fracas perspectivas econômicas para a quarta maior economia da zona do euro. A Moody¿s projeta que a Espanha cresça 1% anualmente, em média, nos próximos anos.

Mesmo afirmando que a Espanha vai alcançar suas metas fiscais este ano e em 2011, a agência ressaltou que mais reformas são necessárias para reduzir o déficit. A Moody¿s disse que a promessa do governo de cortar o déficit fiscal foi um importante fator para que reduzisse a nota do país em apenas um grau. Fitch e Standard&Poor¿s já haviam reduzido a nota da Espanha.

A crise ainda levou o jornal espanhol ¿El País¿ a criticar o britânico ¿Financial Times¿, por ter publicado em um de seus blogs um comentário anônimo colocando em dúvida a confiabilidade do cálculo do PIB espanhol. O ¿El País¿ classificou a tese de absurda. O jornal britânico retirou o comentário de seu site.