Título: Cabral se diz honrado com possível vitória
Autor: Morett, Ana Carolina; Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 01/10/2010, O País, p. 21
Gabeira aproveita o último dia de campanha para pedir votos na Baixada Fluminense e fala de arrastões
WAGNER Victer, Cabral e Sergio Zveiter visitam estação de Alegria
GABEIRA em campanha no bairro Lote 15, onde falta saneamento
Mesmo com a queda de dois pontos percentuais na pesquisa Datafolha, divulgada ontem, o governador do Rio e candidato à reeleição pelo PMDB, Sérgio Cabral, comemorou a liderança no último dia de campanha de rua com cabos eleitorais e carro de som. O peemedebista tem 58% das intenções de voto, enquanto Fernando Gabeira (PV) soma apenas 18%. Já o verde aproveitou o dia para fazer campanha na Baixada Fluminense e acusou o governo de demagogia ao relacionar arrastões à campanha eleitoral.
Pelo resultado da pesquisa Datafolha, Cabral venceria no primeiro turno. Considerando-se apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos), o governador seria reeleito com 67%, e Gabeira teria 21%. No último dia de campanha eleitoral, o governador visitou a Estação de Tratamento de Esgotos de Alegria, no Caju, acompanhado do presidente da Cedae, Wagner Victer, e do candidato a deputado federal Sérgio Zveiter:
- Estou muito honrado de ter 67% dos votos válidos. Estamos ganhando em todas as faixas de renda, gêneros e regiões - afirmou Cabral.
Gabeira faz campanha em Belford Roxo
Em segundo lugar nas pesquisas de intenções de voto, Fernando Gabeira dedicou o dia de ontem para fazer corpo a corpo em Belford Roxo e Duque de Caxias. No bairro Lote 15, sem citar o nome do governador, o verde disse que atribuir os arrastões dos últimos dias à campanha eleitoral é demagogia.
- A população está entendendo que nós estamos apresentando Rio real contra o Rio de fantasias apresentado na TV pelo governador. Nós lamentamos a onda de arrastões. Eu acho bastante demagógico atribuir esses arrastões ao crime organizado que está tentando dificultar o governo. O crime organizado não tem este nível de articulação política e nem pensa dessa maneira - criticou Gabeira.
Na quarta-feira, o governador Cabral deu entrevistas afirmando estranhar a onda de arrastões as vésperas das eleições. O governador disse que os bandidos estariam desesperados com uma política de segurança que os reprime.
Sobre a estratégia para atrair mais votos na última hora , Gabeira disse que pretende caminhar hoje pelo Centro do Rio. No sábado, se não chover, circulará em carro aberto pelas ruas do Rio com Marina Silva. Caso o tempo não ajude, ele e Marina passearão em Shopping Centers.