Título: Muita correria sem necessidade
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 01/10/2010, O País, p. 17
Eleitores fazem filas enormes para obter 2ª via do título
FILA de eleitores em frente às zonas eleitorais de Duque de Caxias
Quando faltavam apenas duas horas para o fim do prazo de retirada da segunda via do título de eleitor, muitos eleitores do Rio foram surpreendidos ontem à tarde com a notícia de que o STF derrubou a obrigatoriedade da apresentação do documento na hora da votação. De maio até a tarde de ontem, só no Estado do Rio pelo menos 470 mil eleitores recorreram às 249 zonas eleitorais para tirar a segunda via ou reimprimir o título, impulsionados pela campanha do próprio TSE sobre a obrigatoriedade do documento.
Muita gente deixou para aprontar de última hora os documentos necessários à votação deste domingo, como mostra o leitor Paulo Roberto de Oliveira. Ele fotografou a fila formada em frente ao prédio onde funcionam as dez zonas eleitorais de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Um dos eleitores que deixaram para tirar o título no último dia foi o diretor João Falcão, que interrompeu os ensaios da peça ¿Clandestinos¿ para pedir a reimpressão de seu título na 17ªZE, no Jardim Botânico.
¿ Foi muito rápido. Tirei o título em um minuto ¿ contou, duas horas antes do julgamento pelo TSE da representação que derrubou a obrigatoriedade.
Com a greve dos bancos, os cartórios eleitorais do estado isentaram os eleitores em dívida com a Justiça Eleitoral de quitar suas multas.
¿ Que bom, porque eu tinha multas para pagar ¿ afirmou a estudante Fernanda Lemos, de 20 anos.
Sem tempo para nova campanha de esclarecimento, servidores da Justiça eleitoral e candidatos alertam agora que para votar o eleitor não precisa mais do título, mas tem que ter um documento oficial com foto, que possa comprovar que ele é o eleitor cadastrado na seção eleitoral.