Título: Lula: Entregarei a faixa para Dilma
Autor: Farah, Tatiana; Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 01/10/2010, O País, p. 11
AO LADO de Mercadante, Lula prevê vitória do candidato ao governo de SP
SÃO PAULO. O último comício do PT em São Paulo, realizado ontem à noite em São Bernardo do Campo, transformou-se num misto de despedida e desagravo ao presidente Lula. Candidatos defenderam o legado do presidente e contestaram as acusações de autoritarismo, com o argumento de que Lula poderia ter aprovado no Congresso e conquistado nas urnas um terceiro mandato presidencial, devido à sua popularidade.
Lula, por sua vez, baixou o tom dos ataques à imprensa e aos adversários, e se dedicou a uma espécie de prestação de contas de seu mandato. Também afirmou que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ausente devido ao debate na Rede Globo, venceria no primeiro turno, e que Aloizio Mercadante (PT) ganharia na segunda rodada.
¿ Vou terminar meu mandato em 1º de janeiro, entregarei a faixa a Dilma, e, se Deus quiser, depois correrei para São Paulo, para entregar a faixa a Aloizio Mercadante. Hoje, temos garantido o segundo turno (em SP) ¿ disse Lula, a cerca de dez mil pessoas, segundo os organizadores.
Mercadante dedicou quase toda a sua fala à defesa de Lula:
¿ Qual foi o órgão de imprensa que foi cerceado? O presidente Lula sempre respeitou a liberdade. Nenhum presidente da América Latina é mais popular que ele, e, no entanto, o Lula não teve terceiro mandato! Não teve compra de voto, não curvou o Congresso. Ele mostrou para os sandinistas e para a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional que o caminho não era a luta armada. Era respeitar o caminho do povo e ganhar nas urnas, respeitando o estado democrático.