Título: Celular, o novo passaporte para o consumo
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 03/10/2010, Economia, p. 51
Brasileiros já fazem compras pelo aparelho até em supermercado. No mundo, vendas atingirão US$56 bi
KAYO OLIVEIRA compra música e aplicativos pelo celular, mas não conseguiu fechar a aquisição de um Playstation 3: ¿Só não compro mais porque algumas empresas não vendem por lá¿
Conectar-se à internet pelo celular e consumir ¿ de sabão em pó a câmeras digitais. É no que começa a apostar o varejo brasileiro ao investir na telefonia móvel como sua mais nova plataforma de vendas. À frente das iniciativas no país, estão companhias como o Grupo Pão de Açúcar e o Comprafacil.com, que lançaram recentemente seus aplicativos para o celular. Interesse que se explica nas cifras das movimentações globais feitas por aparelhos que cabem no bolso da calça. Em todo o mundo, segundo o Instituto Gartner, as vendas de mercadorias via celular devem encerrar 2010 em US$3,683 bilhões. E as projeções para os anos seguintes são ainda mais otimistas: em 2014, deve-se atingir US$56,444 bilhões.
¿ O celular veio para transformar as vidas. Mais do que falar, esse aparelho dá a capacidade de as pessoas interagirem e passou a ser uma fonte de receita de empresas. Na liderança do processo, estão os países asiáticos ¿ disse Elia San Miguel, analista do Instituto Gartner, acrescentando que, em 2010, devem ser realizadas 192 milhões de operações de compras de produtos.
Vendas de smartphones no país subiram 170% este ano
O Grupo Pão de Açúcar lançou, em setembro, seu delivery para alguns modelos de celular, como o iPhone. Em breve será a vez dos donos de BlackBerry terem acesso ao serviço. Pelo sistema, é possível comprar alimentos, produtos de limpeza e tudo mais que está no site.
¿ Mesmo que os resultados em vendas não sejam ainda muito elevados, a iniciativa mostra que a companhia está preocupada com a inovação. E o brasileiro é ávido por novidades, especialmente por aquelas que facilitam a vida ¿ conta João Edson Gravata, diretor de Operações da rede Pão de Açúcar, acrescentando que, desde o lançamento da plataforma, os downloads para o sistema cresceram mais de dez vezes.
A expansão dos smartphones ¿ celulares que trazem acesso a internet ¿ tornou projetos como o do Pão de Açúcar possível. Em todo o planeta, já foram vendidos no segundo trimestre 63 milhões desses aparelhos, numa alta de 52,2% frente a igual período do ano passado. No Brasil, onde há 189,4 milhões de celulares, os aparelhos inteligentes crescem em ritmo acelerado, reflexo do barateamento dos celulares e do aumento da renda dos brasileiros. Somente no primeiro trimestre de 2010, foram vendidos 1,2 milhão de smartphones para pessoas físicas no Brasil, salto de 170% em relação ao mesmo período de 2009.
¿ Os smartphones pesam nesse processo. Mas é importante lembrar que as operações via SMS devem encerrar 2010 respondendo por 73% das transações monetárias via celular. Em 2014, essa participação deve cair para 61%. Pedir pizza, chamar táxi ou comprar uma aspirina já são feitas via celular, com o SMS ¿ ponderou Elia.
Na semana passada, foi a vez do Comprafacil.com, portal da internet que deve encerrar 2010 com faturamento de R$1,4 bilhão (90% a mais do em que 2009), lançar sua nova plataforma de vendas. Num investimento de apenas R$100 mil, a empresa espera atingir um faturamento mensal de R$2,5 milhões com a venda via telefonia móvel. No celular, o layout do site se ajusta à tela do dispositivo móvel e as imagens têm resoluções mais baixas, facilitando a navegação.
¿ Esse é o ano dos smartphones e apostamos nas compras via mobile, porque o consumidor quer mobilidade. Dos 50 mil acessos já feitos ao site via celular, 10% a 20% devem se tornar venda ¿ afirmou Gustavo Bach, diretor do Comprafacil.com, lembrando que, com a ferramenta, o consumidor pode usar o celular para comparar os preços nas lojas de rua ou de shopping com os praticados no site.
Lojas usam SMS para fisgar consumidores
Diversão e arte têm passado pelo celular ¿ com 78% das vendas de faixas do iMusica pelas Oi, Vivo, Tim e Claro. A Claro fechou parceria com a rede Cinemark que permite a seus clientes comprar ingresso pelo celular e dispensa que se passe pela bilheteria.
¿ O acesso dos brasileiros aos smartphones permite essa parceria. Na Claro, a venda desses aparelhos cresceu 200% este ano ¿ diz Gabriela Derenne, diretora da Claro para Rio e Espírito Santo, citando que as próximas parcerias envolverão instituições financeiras.
As iniciativas miram consumidores como Kayo de Oliveira. Dono de um iPhone, ele compra música e aplicativos pelo celular ¿ que, segundo alguns analistas, pode vir a ser a principal porta de acesso à internet de muitos brasileiros. Mas, ao tentar comprar um Playstation 3, se frustrou:
¿ Não consegui fechar a compra. Uma pena. Só não compro mais pelo celular porque as empresas não vendem por lá.
Segundo Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, o novo canal de vendas se sustenta pelo avanço das redes 3G, inclusive com expansão geográfica. Um exemplo é o portfólio da Sony Ericsson no Brasil. Em 2009, 60% eram 3G e 30%, smartphones. Em 2010, os aparelhos 3G são 100% e os smartphones são 70%.
¿ O país vem melhorando a qualidade e a velocidade de sua internet móvel ¿ disse Tude.
Mesmo o varejo menor também está de olho no celular ¿ nem que seja para se comunicar com o consumidor. A Afghan usa o SMS para comunicar as clientes da marca sobre novas coleções, promoções e novidades da loja. Totem, Farm e Via Mia usam o canal para atrair cliente ao, por exemplo, mostrar suas coleções via celular.
¿ As marcas têm de acreditar mais nesse mercado. A comunicação através do celular encurta os espaços, permite ao cliente sinalizar a intenções de compra e efetivá-las ¿ disse Tola Faria, diretor da 6D, que desenvolve aplicativos para iphones e celulares.
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