Título: O difícil retorno ao lar
Autor: Oswald, Vivian; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 03/10/2010, Economia, p. 49

Governo cria cartilha para readaptar quem volta

BRASÍLIA. A volta para casa de brasileiros que se viram sem condições de continuar no exterior levou o governo a trabalhar numa política de readaptação desse grupo ao país. O primeiro passo foi a criação de uma cartilha com programas e serviços disponíveis para quem retorna.

¿ A cartilha é para quem voltou ao Brasil ¿ diz o diretor do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Eduardo Gradilone.

Intitulada ¿Guia de Retorno ao Brasil¿, a cartilha dá o caminho para que os brasileiros encontrem ajuda tanto em áreas de saúde, moradia e segurança quanto de educação e trabalho. No texto estão os programas Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e até o de Proteção a Testemunhas.

Há pessoas que voltam em condições de indigência. Alguns se envolveram com drogas, prostituição, escravidão ou tráfico de pessoas.

Na área profissional, a cartilha cita ações desenvolvidas pelo Sebrae ¿ que tem o Dekassegui Empreendedor, destinado aos descendentes de japoneses que retornam ao Brasil e precisam trabalhar. Segundo Gradilone, o governo está tentando traçar um perfil mais apurado dos brasileiros no exterior. O IBGE, por exemplo, incluiu pela primeira vez no Censo perguntas sobre migração. Mas o trabalho não é fácil.

A professora Sylvia Dantas, do Núcleo de Orientação Intercultural da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que lida com brasileiros emigrados e retornados, destaca a falta de dados oficiais.

E garante que é grave a situação econômica daqueles que voltam.

Mesmo quem se deu bem não consegue se reinserir na economia brasileira. (M.B. e V.O.)