Título: Tarso tenta vencer e romper tabu no Sul
Autor: Lima, Maria; Guedes, João
Fonte: O Globo, 03/10/2010, O País, p. 35

Ex-ministro quer quebrar a tradição de que todos os postulantes ao governo gaúcho ganham apenas no 2° turno

PORTO ALEGRE. Líder nas pesquisas de intenção de voto para o governo gaúcho, que indicam a possibilidade de vitória no primeiro turno, o ex-ministro Tarso Genro (PT) terá que quebrar uma tradição das eleições no Rio Grande do Sul para confirmar hoje a sua eleição.

Isso porque, desde a instituição da votação em dois turnos no país, todos os ocupantes do Palácio Piratini passaram pelas duas etapas da corrida eleitoral.

Candidato pela terceira vez ao governo gaúcho ¿ ele também concorreu em 1990 e 2002 ¿, Tarso admite que sua intenção e desejo é mesmo encerrar a disputa logo na primeira fase, superando o exprefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB) e a governadora, Yeda Crusius (PSDB). Entretanto, ele rechaça o clima de ¿já ganhou¿.

¿ Nós achamos que tem essa possibilidade. Mas, a nossa estratégia é de estar preparados para o segundo turno também.

Se pegarmos a média das pesquisas, estariam nos sobrando em torno de três pontos sobre todos os demais candidatos nos votos válidos.

E, como PT e a Unidade Popular sempre crescem na última semana, estamos acreditando que é possível ¿ afirma o exministro da Justiça de Lula.

De acordo com pesquisa Ibope, encomendada pelo Grupo RBS e divulgada ontem, Tarso tem 48%, Fogaça, 26%, e Yeda, 15%. Contabilizados apenas os votos válidos, Tarso tem 52%, Fogaça, 28%, e Yeda, 16%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, não é possível assegurar que o petista será eleito agora, em primeiro turno. A pesquisa foi realizada entre 29 de setembro e 1ode outubro, com 2.002 entrevistados, e está registrada no TSE sob o número 33.495/2010 e no TRE sob o número 50.805/2010.

Figurando entre os principais nomes do governo Lula, Tarso Genro tem como um dos principais eixos de campanha a ligação com o governo federal, o que, para ele, explicaria uma eventual vitória já no primeiro turno.