Título: Presidente do TSE: atenção ao passado dos candidatos
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 03/10/2010, O País, p. 14

TRE-RJ conclama eleitores a realizar "cassação branca" de fichas-sujas

BRASÍLIA e RIO. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, fez ontem um apelo aos eleitores para escolherem candidatos com o passado limpo e com as melhores propostas para o país. Ele ponderou que o ¿sagrado direito de votar¿ foi reconquistado com muita dificuldade pelos brasileiros, ¿após intensas lutas e muito sofrimento¿.

Para o ministro, votar é uma oportunidade para os cidadãos refletirem sobre o destino do país e pediu aos eleitores para valorizar esse direito e não desperdiçá-lo com os ¿votos de protesto¿: ¿ Não vamos desperdiçar inutilmente o nosso voto, transformando-o num inconsequente ato de protesto. Vamos votar conscientemente, contribuindo para um Brasil mais livre, mais justo e mais igual.

O ministro aconselhou os eleitores a não acreditar em promessas exageradas e lembrou que compra de votos é crime: ¿ Não nos deixemos iludir por palavras vazias, mensagens enganosas ou promessas irrealizáveis.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, também conclamou ontem os eleitores a fazer a ¿cassação branca¿ dos fichas-sujas. Ele afirmou que a Justiça Eleitoral tem limitações legais e que só o eleitor poderá fazer a limpeza política e ética que o país precisa: ¿ Nós temos limitações legais. Não podemos, por exemplo, afastar a candidatura de alguém que tem 500 anotações na folha penal, mas não foi condenado por um colegiado. Mas o eleitor pode realizar a cassação branca desses políticos por meio do voto.