Título: PT pode ter de 85 a 110 vagas na Câmara
Autor: Braga, Isabel; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 03/10/2010, O País, p. 11

PSDB lançou 323 nomes, mas só 87 têm chances de vitória

BRASÍLIA. Segundo levantamento do Diap, entre os seis mil candidatos que concorrem à Câmara, 812 têm chance de ocupar uma das 513 cadeiras. Para chegar a esse número, o Diap considerou os seguintes quesitos: desempenho individual dos candidatos, perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior, o fato de concorrer à reeleição, trajetória e popularidade do partido pelo qual concorre, coligação com candidatos majoritários e o apoio das máquinas governamentais.

Ainda pelo Diap, o PT lançou 371 candidatos, e os prognósticos indicam que o partido pode ter de 85 a 110 vagas.

O PMDB lançou 422 (115 com chances de vencer). Algumas previsões indicam que o PMDB poderá ficar abaixo do PT, perdendo a condição de primeiro partido na Câmara. O PSDB lançou 323 candidatos, sendo que 87 realmente disputam vagas, mas os tucanos poderão até ficar menores que a atual bancada, assim como o DEM, ambos com pouco mais de 50 deputados cada. O cientista político Murilo Aragão, da Arko Advice, não tem dúvidas de que o Congresso será mais governista: ¿ Mais governista ainda se for com Dilma, menos com Serra.

Dependerá de para onde o PMDB for, porque será o primeiro ou segundo partido nas duas Casas. Se a eleita for Dilma, o governo já sai com maioria folgada porque PT e PMDB, juntos, deverão ter quase 200 deputados.

Segundo o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) ¿ que tenta a reeleição ¿, o PT terá mais de um milhão de votos para a Câmara.

Ele disse que, confirmado o primeiro lugar, o PT vai querer a presidência da Casa.

O novo Senado tende a ser ainda mais governista, com o PT passando o PSDB em número de senadores. Mas os tucanos terão dois nomes: Aécio Neves (MG) e Tasso Jereissati (CE). Outro tucano, Cássio Cunha Lima (PB), se conseguir se eleger a despeito da Lei da Ficha Limpa, vai submergir no início. Entre os petistas novatos, devem se destacar Jorge Viana (AC), Lindberg Faria (RJ), Marta Suplicy (SP) e Humberto Costa (PE). Heloísa Helena (PSOL) pode retornar à Casa. O ex-governador Eduardo Braga (PMDB), do Amazonas deve chegar com larga votação.

Mas nomes de peso da oposição no Senado podem não voltar, como o tucano amazonense Arthur Virgílio. O cantor Netinho chegará pelo PCdoB.

Na Câmara, se entram celebridades¿ como Romário, pelo Rio, e Tiririca por são Paulo ¿ estarão ausentes nomes de peso, com atuação importante nos últimos anos: José Carlos Aleluia (DEM-BA), Raul Jungmann (PPS-PE), Fernando Coruja (PPSSC), Roberto Magalhães (DEMPE), José Eduardo Cardozo (PTSP), Flávio Dino (PCdoB-MA), Ciro Gomes (PSB-CE), Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).