Título: Estado de saúde de Lugo se estabiliza
Autor:
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O Mundo, p. 46

SÃO PAULO. O estado de saúde do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, internado sábado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para um tratamento de emergência por causa de complicações da quimioterapia, se estabilizou. Segundo um médico da equipe que atende o líder paraguaio, ele amanheceu ontem se sentindo bem.

Fernando Lugo foi transferido às pressas para o Brasil por causa de uma ¿infecção de risco¿ na faringe que preocupava o corpo clínico. Depois dos exames, os médicos concluíram que se tratava de um coágulo na veia cava superior, quadro que o hematologista paraguaio Alfredo Boccia, que veio para o Brasil junto com o presidente, considerou muito menos grave. Segundo um boletim médico, não será necessário fazer uma cirurgia para eliminar o coágulo.

¿ Estamos aliviados, não existe nenhum quadro infeccioso como temíamos ¿ disse Boccia ao canal paraguaio de TV Telefuturo. ¿ Lugo está lúcido e acompanhando as eleições do Brasil pela televisão.

O médico disse aos jornalistas que Lugo poderá deixar, hoje, a unidade de terapia intensiva depois de uma nova tomografia de controle. E que deverá ficar pelo menos mais 48 horas hospitalizado antes de receber alta e retornar ao seu país.

Em agosto, o presidente foi diagnosticado com um linfoma não Hodgkin com envolvimento ósseo, um tipo de câncer linfático.

Desde então, ele já se submeteu a três sessões de quimioterapia. A última delas, administrada há pouco menos de uma semana, deixou-o debilitado.

Boccia explicou que a veia cava superior leva o sangue desde a metade superior do corpo até a aurícula direita do coração, e que o coágulo que obstruía o cateter havia diminuído cerca de 80%.