Título: Collor fora da disputa em Alagoas
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 28
Governador Teotônio Vilela Filho vai ao 2o- turno com Ronaldo Lessa
Enviado especial
MACEIÓ. O governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB), vai disputar o segundo turno com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), que tirou o senador Fernando Collor de Mello (PTB) da briga pelo governo estadual. Com 99,89% dos votos apurados, Teotônio tinha 39,58% dos válidos, Lessa estava com 29,18%, e Collor atingia 28,77%.
O senador Renan Calheiros (PMDB) conseguiu se reeleger com 33,41% dos votos.
Assume a outra vaga Benedito de Lira (PP), com 35,94%. A ex-senadora Heloísa Helena, do PSOL, não voltará ao Senado: teve apenas 16,6% dos votos.
Ao votar, no Iate Clube Pajuçara, Teotônio mostrava otimismo, não descartando nem mesmo vitória no primeiro turno: ¿ Estamos com expectativa muito positiva, as pesquisas também confirmam. É impossível dizer neste momento se vai haver segundo turno ou não, e nós estamos preparados, seja qual for o resultado; para segundo turno, se houver, disputamos com quem vier, porque temos muito para mostrar para os alagoanos.
Collor votou no Colégio Imaculada Conceição acompanhado da mulher, Caroline, e das filhas gêmeas, Cecile e Celine. O senador, que usava um adesivo da candidata Dilma Rousseff (PT), foi vaiado por algumas pessoas ao entrar na escola. Na saída, não quis comentar se pediria apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à sua candidatura, se conseguisse passar para o segundo turno.
¿ Não tem nada projetado.
Espero primeiro que o resultado das urnas seja conhecido para, depois, planejar o que irei fazer ¿ afirmou, cauteloso.
O pedetista Lessa votou na Escola Estadual Professor Eduardo Mota Trigueiros, acompanhado do senador Renan Calheiros (PMDB). Lessa se mostrou confiante com a possibilidade de ir para o segundo turno, o que ocorreu. ¿ Apesar da falta de ética dos meus adversários, que tiraram proveito da indefinição do TSE sobre minha candidatura, creio que o bom senso do eleitor irá prevalecer ¿ afirmou, referindo-se ao fato de que somente na quinta-feira à noite o Tribunal Superior Eleitoral confirmou sua candidatura, que estava pendurada pela Lei da Ficha Limpa.