Título: No Acre, Tião Viana tem vitória apertada em primeiro turno
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 28

Com 98,42% dos votos, petista teve 50,43%, contra 49,26% de tucano

Enviada especial

RIO BRANCO. Favorito nas pesquisas nas últimas semanas, o petista Tião Viana contava os votos na expectativa de se eleger governador do Acre ainda no primeiro turno. Apurados 98,42% dos votos, Tião tinha 50,43%, contra 49,26% do tucano Tião Bocalom. O irmão do petista, Jorge Viana, que já foi governador do estado, se elegeu para o Senado; Sérgio Petecão (PMN) ficou com a segunda vaga.

Trancado na casa do aliado Petecão, Bocalom não desgrudava os olhos do site do TSE. Por meio de assessoria, disse que estava certo de que poderia ganhar, porque faltava contabilizar as urnas do interior do estado e da zona rural, justamente o eleitorado que diz ser fiel a ele: ¿ Está se confirmando a vontade do povo de mudar.

Já Viana, que durante toda a campanha dava a vitória como certa ainda no primeiro turno, não atendeu aos telefonemas do GLOBO. Sua assessoria, porém, disse que toda a equipe estava ¿pasma¿ com o resultado.

O PT governa o Acre há 12 anos; com a bandeira da sustentabilidade ambiental pretendia dar seguimento ao chamado Governo da Floresta, que aposta em alternativas como manejo ecológico da madeira.

Bocalom diz que vai governar para as pessoas, não para os bichos da floresta. Prefeito de Acrelândia por três vezes, uma das cidades com as maiores taxas de desmatamento do estado, ele quer a expansão da agricultura no Acre. Entre suas promessas está a doação de tratores e equipamentos agrícolas.