Título: Candidata do DEM é eleita para o governo do Rio Grande do Norte
Autor: Lins, Letícia; Dalvi, Bruno
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 27
Rosalba Ciarline derrota Iberê Ferreira, do PSB, que tentava se reeleger
NATAL. Pela terceira vez consecutiva, o eleitorado do Rio Grande do Norte elege uma mulher para governar o estado.
Com 98% das urnas apuradas, 52,45% dos votos, a senadora do DEM, Rosalba Ciarline, foi eleita governadora, derrotando o atual ocupante do cargo, Iberê Ferreira de Sousa (PSB), que é apoiado pelo governo Lula.
Ferreira obteve 36,18% dos votos.
O terceiro colocado, com 10,44%, dos votos foi o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves, PDT, que também tinha o apoio do governo federal.
Após os resultados, a governadora eleita e os dois senadores eleitos, José Agripino Maia, líder do DEM no Senado, e Garibal di Alves Filho (PMDB), foram comemorar a vitória numa carreata que saiu do lago do Estádio do Machadão para a Praia dos Artistas, em Natal. A senadora do DEM fez a sua campanha ao lado dos dois candidatos, que derrotaram a ex-governadora Wilma de Faria, apoiada pelo presidente Lula.
¿ O DEM nessas eleições cresceu 100% em relação ao número de governadores que possuía ¿ declarou o senador José Agripino, ao comemorar as vitórias no Rio Grande do Norte e Santa Catarina dos seus candidatos, Rosalba Ciarline e Raimundo Colombo.
Nessas eleições, o senador José Agripino Maia se aliou ao senador Garibaldi Alves Filho, que apoiou a candidata Dilma Rousseff para presidente da República, mas no estado ficou com a candidata do DEM para o governo. Agripino Maia pediu votos para o candidato José Serra e Garibaldi, para a candidata do PT.
O presidente Lula chegou, nas últimas semanas da campanha, a pedir voto para Wilma para o Senado, dizendo que o povo precisava derrotar um candidato da oposição que sempre votou contra o governo, numa referência a Agripino.
Na eleição de 2008 para a prefeitura de Natal, o presidente Lula atacou o líder do DEM antes das eleições e sua candidata à Prefeitura, a petista Fátima Bezerra, perdeu a eleição para Micarla de Sousa, do PV.