Título: Campos e Casagrande, campeões do PSB
Autor: Lins, Letícia; Dalvi, Bruno
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 27
Candidatos do partido se elegem com mais de 80% dos votos válidos em Pernambuco e no Espírito Santo
RECIFE e VITÓRIA. O PSB sai desta eleição com dois campeões que obtiveram mais de 80% dos votos válidos na disputa pelo governo de seus estados.
Em Pernambuco, o governador Eduardo Campos se reelegeu superando este percentual. No Espírito Santo, lançado pelo governador Paulo Hartung (PMDB), o senador Renato Casagrande também ultrapassou a marca.
Campos participou de comemorações na praça de Casa Forte e na Praça do Marco Zero.
Ele lembrou que a vitória foi decorrente da grande aliança que fez no estado e fruto do trabalho do seu governo.
¿ Estamos com muita responsabilidade nas mãos. E estamos dispostos a trabalhar muito no exercício do novo mandato ¿ disse o socialista, que elegeu os senadores Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT).
Com 99% das urnas apuradas, Campos tinha 82,80% dos votos.
Mas antes mesmo da conclusão da apuração, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), que só teve 14,09%, reconheceu a derrota, assumiu a responsabilidade pelo fracasso da sua candidatura e voltou a acusar Campos de cooptação das lideranças da oposição, deputados estaduais, federais, prefeitos e cabos eleitorais.
Jarbas disse ¿não é hora de chorar pelo leite derramado¿ e anunciou que começa hoje a trabalhar pela candidatura de José Serra. Constrangido e sem disfarçar a tristeza, o senador Marco Maciel enfrentou ontem a primeira derrota de sua longa vida pública de mais de 40 anos. Ao lado de Jarbas, disse aceitar a derrota com ¿resignação¿.
¿ Decidiram os eleitores não renovar o mandato que pleiteei. Isso não significa que deixarei de lutar por seus direitos ¿ disse Maciel.
Apoio do governador Hartung ajudou Casagrande O Espírito Santo foi um dos primeiros estados a concluir a apuração. Casagrande se disse surpreso com a grande quantidade de votos que recebeu: 82,3% dos votos válidos, contra 15,5% de Luiz Paulo (PSDB).
¿ Isso mostra a confiança do povo capixaba no meu projeto ¿ declarou. ¿ Eu queria combater a pobreza, fazer do Espírito Santo o primeiro a extirpar a pobreza em território nacional.
Casagrande, que completa 40 anos em dezembro, já foi deputado estadual, federal, vicegovernador, secretário estadual de Agricultura e desde 2006 é senador.