Título: Richa vence em 1° turno no Paraná
Autor: Guedes, João; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 26

Enviada especial

CURITIBA. Apesar do desgaste político de ter proibido a divulgação de pesquisas de intenção de voto, o tucano Beto Richa, exprefeito de Curitiba, foi eleito ontem governador do Paraná, impondo uma derrota ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se empenhou pessoalmente na campanha de Osmar Dias (PDT).

Richa conquistou 52,44% dos votos, contra 45,63% de Dias.

¿ Eu me ofereci para ajudar o Paraná, e os paranaenses aceitaram a minha proposta. E eu vou fazer um grande governo ¿ afirmou Richa.

O tucano promete uma administração com a definição de projetos, metas e resultados a serem cumpridos. Para ele, é preciso recuperar a capacidade de investimento do estado e atacar áreas críticas, como saúde e segurança pública. Ele disse que vai escolher sua equipe a dedo e sem ¿politicagem¿: ¿ Tenho muitos companheiros preparados. Vou escolher a dedo a minha equipe e não vou aparelhar a máquina com a companheirada, para fortalecer meu partido.

Na corrida pelo Senado, os dois candidatos do Palácio do Planalto ¿ a petista Gleisi Hoffmann, mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o ex-governador Roberto Requião (PMDB) ¿ conquistaram as duas vagas. A apuração parcial apontava Gleisi com 3,19 milhões de votos, e Requião com 2,69 milhões de votos.

Apesar de ter sido decidida no 1° turno, a eleição para governador foi bastante disputada. Na reta final, os dois candidatos ¿ que já foram aliados ¿ trocaram acusações. A avaliação é que, apesar do apoio de Lula, pesou contra Dias a aliança com Requião, seu adversário na eleição para o governo em 2006, e que fez um segundo mandato aquém da primeira administração.

Dias, que acompanhou a apuração de sua casa, disse que venceu as eleições apesar do uso da máquina estadual e federal a favor do pedetista. Richa chegou às 20h15 ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TREPR) e anunciou o primeiro nome de sua equipe: o vice-governador Flávio Arns (PSDB) será o secretário de Educação.

¿ Quero retribuir a confiança dos paranaenses com trabalho e dedicação, para orgulhar a todos que confiaram em mim de forma espontânea e voluntária, contra os poderosos e o uso indiscriminado das máquinas estadual e federal ¿ disse Richa.

A petista Gleisi Hoffmann, eleita senadora, reagiu às críticas do tucano de uso da máquina: ¿ Se houvesse, teríamos eleito o Osmar Dias e a Dilma (Rousseff) no primeiro turno.