Título: No Pará, Jatene enfrentará atual governadora
Autor: Guedes, João; Lima, Maria
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 26

Ana Júlia espera aliança com PMDB no segundo turno

Enviada especial

BELÉM. O candidato do PSDB ao governo do Pará, Simão Jatene, e a governadora Ana Júlia Carepa (PT) vão se enfrentar no segundo turno. Com 99,05% dos votos apurados, o tucano teve 48,99% contra 35,99% da petista. Os dois buscarão agora o apoio de Jader Barbalho (PMDB), cujo candidato Domingos Juvenil teve 10,77%.

A campanha de Ana Júlia aposta que a aliança nacional entre PT e PMDB falará mais alto: ¿ A questão estadual não está condicionada à questão nacional ¿ disse Jader, que rompeu com a governadora em julho e ainda negociará seu apoio.

Aliados de Ana Júlia afirmam que seu maior adversário é ela mesma, que tem uma alta taxa de rejeição. Seu governo foi marcado por escândalos de nepotismo e tráfico de influência.

Um dos casos foi a nomeação, para um cargo de confiança, de sua cabeleireira. Para coroar o desgaste, Belém perdeu para Manaus a sede da Copa de 2014 na Região Norte.

Para tentar reverter seu mau desempenho nas pesquisas, Ana Júlia usou exaustivamente imagens do presidente Lula e de Dilma Rousseff. Entre os reforços que ela recebeu nos últimos dias de campanha está o do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto. Uma das promessas da petista é que o Pará terá o maior polo de biodiesel do mundo.

O debate central da campanha até agora foi sobre o melhor modelo de desenvolvimento e de gestão. Jatene foi o antecessor de Ana Júlia no governo, que foi comandado pelo PSDB durante 12 anos. A governadora afirma que teve que arrumar a casa no primeiro mandato porque teria recebido o estado quebrado. Já o tucano contesta a herança maldita e acusa a petista de incompetência: ¿ Parece que era uma Suíça, quando na verdade era Eldorado dos Carajás ¿ rebate Ana Júlia.