Título: A vitória após embates no próprio partido
Autor: Nóbrega, Camila; Fradkin, Eduardo
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 24B

Lindberg tentou disputar o governo

A estrela de Lindberg Farias (PT) brilhou e o ex-líder estudantil conseguiu ser o senador mais votado no Rio de Janeiro. A vitória veio depois de embates dentro do partido e de uma campanha de rua carregada no carisma do candidato. Há um ano e meio, ele começou a percorrer o estado.

Visitou câmaras de vereadores e, com prefeitos, reorganizou diretórios do PT.

A meta não era o Senado, mas o Palácio Guanabara. Para os petistas mais críticos, a decisão de disputar o governo do estado foi um golpe de mestre. Com força no PT nacional, Lindberg pressionou para conseguir a vaga e recebeu como resposta a garantia de disputar o Senado.

O ex-prefeito de Nova Iguaçu sai hoje das eleições com chances de colocar em prática o projeto de governar o estado depois das eleições de 2014 ¿ possibilidade que fez o PMDB, aliado maior do PT, acender a luz amarela. O ex-prefeito colocaria em risco a sucessão do governador Sérgio Cabral (PMDB) por um peemedebista.

¿ Penso nos oito anos de mandato ¿ diz Lindberg, mas sem fechar a porta de 2014. ¿ Aceitaria concorrer num cenário de consenso, com a indicação de Cabral.

Deputado federal eleito pelo PT em 2002, o petista foi um dos parlamentares mais críticos da proposta inicial de reforma da Previdência do governo Lula, que culminou com a saída de quadros históricos do partido, como a então senadora Heloisa Helena (AL). A reforma acabou aprovada em 2003, inclusive pelo petista. No ano seguinte, ele caiu de paraquedas em Nova Iguaçu e se elegeu prefeito, com apoio do PT nacional.

A passagem pela prefeitura, no entanto, apesar de ter rendido cacife político, trouxe problemas com a Justiça. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa e enfrenta processos nas áreas civil e de fazenda.

De Lindberg, seus companheiros de prefeitura na Baixada esperam ajuda enquanto estiver no Senado.

Já o petista acena com a organização de um fórum no início do mandato para que sejam estudadas as prioridades do Rio e para cobrálas no Congresso.