Título: O sonho dos militantes de Marina
Autor: Marqueiro, Paulo
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 19
Eleitores da candidata alimentaram até o fim esperança de que ela fosse ao 2o- turno
A possibilidade de um segundo turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva ainda era um sonho alimentado por militantes do Partido Verde. Após a votação, um grupo se reuniu em um bar, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, para acompanhar a apuração.
¿ Sempre fui simpatizante do PT, mas me decepcionei. Não é mais um partido de bases. Voto na Marina por acreditar no programa dela. Acho que ela foi coerente em toda a sua história. Quando não dava mais para ficar no PT, saiu. Para o PV, foi importante que Marina tenha vindo, ela trouxe gente boa com ela. A candidata cresceu muito aqui no Rio, que ainda é o grande catalisador do país ¿ analisa a funcionária pública Silvia Koeller.
A seu lado, o arquiteto Roberto Anderson comemorava a boa campanha da presidenciável: ¿ Ela tem uma proposta coerente e perspectiva de futuro. Pensa no desenvolvimento sustentável, uma questão séria e pouco levada a sério. Mesmo que ela não vá para o segundo turno, a campanha cumpriu um papel importantíssimo na eleição. Na próxima, Marina já vem com um peso diferente.
A bióloga Ana Luiza Camargo fez campanha a favor de Marina na internet, na semana antes da eleição. Ela trocou a foto de seu perfil no Facebook por uma imagem da candidata do PV.
¿ Foi uma onda na internet. Muita gente mudou as fotos dos perfis ¿ disse a publicitária, que votou em Ipanema. ¿ Escolhi a Marina porque acredito nas propostas de desenvolvimento sustentável, saúde e educação. Ela é a candidata que representa melhor meus ideais.
Durante a votação, a eleitora usou um colar de sementes de inajá, inspirada em Marina.
Outra que vestiu a camisa ¿ ou melhor, um adesivo da candidata ¿ foi a produtora de TV Mariana Abreu, que votou no Cosme Velho.
¿ Estou confiante em que as eleições podem chegar ao segundo turno. A Marina e o Gabeira (candidato do PV a governador do Rio) são os candidatos mais transparentes desta campanha.
Eles são gente como a gente.
O advogado Gilson Carvalho não usou apetrechos para identificar suas escolhas.
O que valia, para ele, era a esperança de que a disputa fosse prolongada.
¿ Vai ser um sonho se a Marina ganhar.
Ainda tenho esperança ¿ afirmou Carvalho, que votou ao meio-dia no Flamengo.