Título: A gente tem de ter um sossego na vida
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 13

Lula nega que disputará novas eleições, mas continuará a "fazer política" SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP). Após votar ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que, a partir de janeiro, não disputará mais eleições e se dedicará a ¿fazer política¿.

¿ Não, não. Quando a gente passa pela Presidência da República, tem de ter um sossego na vida ¿ disse. ¿ Estarei em São Bernardo do Campo, residindo e fazendo política.

Sossego, no entanto, está longe de ser o que o presidente deverá buscar. O PT já procura em São Paulo um imóvel para instalar um instituto que acomode os planos de Lula. Uma das primeiras medidas deverá ser o encerramento oficial do antigo Instituto da Cidadania, entidade usada por lideranças e intelectuais petistas para formular políticas de governo: ¿ O Instituto de Cidadania já cumpriu seu papel. A ideia agora é compartilhar as experiências dos programas políticos que deram certo e a própria experiência do presidente ¿ diz o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, um dos amigos mais antigos de Lula.

Lula deve manter pelo menos três agendas: duas no Brasil e uma internacional, mais focada na relação dos países Sul-Sul e em ações internacionais de combate à fome e à pobreza.

Na pauta brasileira, dois temas: a reforma política e uma espécie de reedição da Caravana da Cidadania, mas, agora, mostrando o que foi feito pelo governo petista e como essas práticas podem ser levadas ao resto do país.

O presidente já afirmou que, em caso de vitória de Dilma Rousseff, não pretende influir diretamente no governo. Mas os petistas esperam que ele articule uma rede de apoio a um novo governo do PT. (Tatiana Farah)