Título: Lula: Apenas vai demorar mais 30 dias
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 13
De manhã, presidente, que já admitia a realização de um segundo turno, disse que Dilma está em "situação privilegiada"
SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP).
Depois de votar ontem de manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou um tom mais moderado em relação a uma possível vitória de sua candidata à Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff (PT). Lembrou que ele mesmo nunca ganhou uma eleição no primeiro turno.
O presidente também disse ter sentido falta de sua foto na tela da urna eleitoral, após disputar por cinco vezes a eleição presidencial: ¿ Estou otimista com a possibilidade de Dilma ganhar as eleições no primeiro turno.
Agora, a eleição tem dois turnos.
Eu não ganhei em primeiro turno em nenhuma eleição.
Nem em 2002, nem em 2006.
Apenas vai demorar mais 30 dias, 30 dias de luta, até a eleição, e vamos para a disputa¿ afirmou, em entrevista coletiva, na saída do colégio onde votou, em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, admitindo a realização de um segundo turno, o que acabou se confirmando.
Baseando-se nas pesquisas de intenção de voto, Lula fez um balanço positivo do desempenho da petista: ¿ O importante é que Dilma tem uma performance muito grande. Não é fácil obter 50% dos votos no primeiro turno.
Acho que ela está numa situação privilegiada ¿ afirmou Lula.
Ela, porém, teve menos do que previam as pesquisas.
O presidente chegou ao local de votação cercado pelos candidatos ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante (PT), e ao Senado, Marta Suplicy (PT) e Netinho de Paula (PCdoB). Também o acompanhava o prefeito de São Bernardo do Campo, o ex-ministro Luiz Marinho, e a primeira-dama, Marisa Letícia.
Lula cumprimentou os eleitores e posou para fotos.
Levou apenas 25 segundos para votar. Antes de entrar na cabine, ouviu a bronca de uma eleitora, que disse que ele deveria aguardar na fila.
¿ Eu só lamentei que é a primeira vez que eu vou votar e não tem minha cara lá no telão, desde que foi restabelecida a eleição para presidente da República, em 1989 ¿ afirmou o presidente, que elogiou a informatização da votação e a segurança do sistema eleitoral.
O presidente disse que o Brasil vive um ¿momento extraordinário de consolidação da democracia¿: ¿ É o espetáculo da democracia que não é qualquer país que faz.
O presidente deixou o posto de votações às 9h35m e foi para o Aeroporto de Congonhas, onde embarcou para Brasília, após quatro dias no ABC Paulista.