Título: Dilma afirma que é hora de ter garra
Autor: Weber, Demétrio; Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 12

Candidata apela à militância e aos partidos aliados e promete apresentar proposta para erradicar a miséria

BRASÍLIA. A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, disse ontem que vai enfrentar o segundo turno com ¿muita garra e muita energia¿, e já direcionou seu discurso para o eleitorado sobre o qual o adversário José Serra teria avançado nos últimos dias, ao prometer salário mínimo de R$ 600 e mais benefícios para os aposentados e beneficiários do Bolsa Família. Ontem à noite, ela agradeceu pelos mais de 46 milhões de votos que recebeu no primeiro turno, e citou nominalmente Serra (PSDB) e Marina Silva (PV).

Dilma frisou que, agora, vai apresentar suas propostas para o país ¿ incluindo um projeto de erradicação da miséria e de desenvolvimento: ¿ Estou vivendo um momento especial na minha vida. No segundo turno, vou ter oportunidade de apresentar meus projetos de erradicação da pobreza, da miséria, chance de desenvolvimento país para que 190 milhões de brasileiros possam desfrutar as riquezas do Brasil ¿ disse. ¿ Garantir que o nosso país seja, de fato, um país que chegue a ser uma economia desenvolvida, não apenas baseado em taxas de crescimento do Produto Interno Bruto, mas, sobretudo, garantindo ao conjunto da população condições de vida adequadas.

Antes, no começo da entrevista, ela procurou demonstrar disposição para a nova fase da disputa eleitoral: ¿ Começo agradecendo a todos os brasileiros e brasileiras que votaram em mim nesse primeiro turno. Agradeço aos mais de 46 milhões de votos e me sinto muito honrada com isso. Considero esta campanha um momento especial na minha vida.

Vou encarar esse segundo turno com muita garra e muita energia.

Amanhã, vai começar essa segunda etapa e, para mim, foi um momento muito importante ter conseguido chegar até aqui

Dilma passou o dia com Lula

A petista também fez um chamamento à militância do PT e dos demais partidos da base aliada. Nesse momento, citou o seu partido e outros da base, como o PMDB: ¿ Gostaria de fazer um agradecimento especial: à militância aguerrida. Dizer que somos bastante guerreiros. Bastante acostumados a desafios, somos de chegada. Tradicionalmente, a gente tem desempenhado muito bem o segundo turno. Tenho certeza de que teremos diálogo com a população, com os movimentos sociais. Para mim, foi um momento muito importante ter participado, ter chegado até aqui ¿ disse a petista.

A candidata também ressaltou a forma como as eleições transcorreram: ¿ É um momento importante da vida democrática do país, porque tivemos uma eleição na mais absoluta normalidade.

Somos uma das maiores democracias do mundo, e temos demonstrado imensa capacidade de conviver com a diversidade.

Dilma ainda agradeceu ao trabalho da imprensa: ¿ Vocês tiveram papel importantíssimo nessa eleição.

Antes de dar entrevista, Dilma passou boa parte do dia com o presidente Lula, no Palácio da Alvorada. Os dois acompanharam o final da apuração, quando ficou claro que o quadro esperado por eles não estava se confirmando.

Estavam com eles o vice na chapa de Dilma, o deputado Michel Temer (PMDB-SP); o presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, e ministros do governo Lula.