Título: Em NY, baixo comparecimento e vitória de Serra
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 9

Brasileiros fazem fila em Londres e viajam quilômetros na Espanha Fernanda Godoy, Fernando Eichenberg*, Fernando Duarte e Priscila Guilayn

NOVA YORK, LOS ANGELES, LONDRES e MADRI. No maior colégio eleitoral fora do Brasil, em Nova York, o vencedor foi o tucano José Serra, com 45,2% dos votos válidos. Dilma Rousseff ficou em segundo, com 26,5%, pouco à frente de Marina Silva, que teve 25,3%. Dos 21.076 eleitores inscritos, apenas 8.809 compareceram.

O número é pequeno diante do tamanho da comunidade brasileira na região, estimada em 300 mil pessoas.

Entre as ausências notadas, a da modelo Gisele Bündchen, que anunciara voto em Marina.

A ex-ministra Zélia Cardoso de Melo votou de manhã. Baby do Brasil, que agora se define como ¿popstora¿ (pastora pop), distribuiu autógrafos e posou para fotos, mas não votou, porque não está registrada. Ela declarou preferência por Marina Silva: ¿ Conheço a Marina. Concordo com os princípios dela de amor para governar a nação.

Para quem vive longe, a internet e a TV Globo Internacional foram as grandes fontes de informação sobre a campanha.

¿ Assisti ao debate. Vou votar na Dilma porque sei que Lula fez muita coisa pela classe pobre ¿ disse Marli de Souza, de Newark (Nova Jersey).

Já a goiana Carla Paranaíba, que mora em Nova York, disse ter escolhido Serra, por considerálo ¿mais estruturado¿.

Número de eleitores no exterior chega a 200 mil Em Los Angeles, o movimento foi quase ininterrupto no consulado, no bairro de Beverly Hills. Alguns se queixaram da atualização do título eleitoral, ¿ a zona eleitoral passou de ¿EUA¿ para ¿Los Angeles¿ ¿ o que causou alguma demora.

Cerca de 200 mil brasileiros estavam aptos a votar no exterior.

Depois de Nova York, os maiores eleitorados são Lisboa (Portugal), com 12.360, onde longas filas se formaram; e Boston (EUA), com 12.330. Os vencedores variaram de acordo com o local. Na Itália, venceu Dilma.

Foram 1.877 votos válidos, dos quais ela recebeu 44,1%, Serra, 32,6%; e Marina, 19,5%.

Ela também venceu na Espanha, onde o comparecimento foi baixo: só 2% dos 100 mil brasileiros votaram. Dilma teve 972 votos, contra 605 de Serra e 396 de Marina. O casal Ana Alessandra e Mauro Camargo, viajou de Vigo até Madri para votar.

¿ Pensamos no nosso futuro e no presente dos nossos familiares que ficaram ¿ diz Ana.

Ainda que tenha uma militância ativa, o PT foi derrotado pelo PSDB no Reino Unido: Serra venceu com 1.152 dos votos válidos, apenas 46 a mais que a petista.

Em terceiro ficou Marina, com 782 votos. Apesar da chuva, o consulado tinha filas dando a volta no quarteirão. Mas a votação transcorreu sem incidentes, com exceção de uma repreensão feita pelo cônsul-geral Walter Tecly Moreira num grupo que fazia boca de urna.