Título: No exterior, sites destacam o fator Marina
Autor: Jungblut, Cristiane; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 04/10/2010, O País, p. 9

Para "La Nación", Dilma precisará de mandato forte

Com correspondentes de vários países acompanhando a eleição brasileira, mal o resultado das urnas saiu, a notícia de um segundo turno começou a pipocar nos sites. Chamou a atenção deles, sobretudo, o desempenho da candidata verde, Marina Silva, a quem alguns atribuíram o segundo turno.

Com o título ¿Vitória insuficiente de Dilma Rousseff¿, ¿El País¿ explicava em seu site aos espanhóis que a candidata do presidente Lula foi a mais votada, mas que necessitará enfrentar o tucano José Serra novamente.

O jornal afirmou que Marina Silva, do PV, se ¿converte num fator decisivo¿, ¿com excelentes 19,51%¿. ¿Com estes resultados, José Serra salvaria a duras penas sua carreira política e Marina consolida sua alternativa e sua capacidade de negociação diante de um segundo turno¿, diz o site.

O site do ¿New York Times¿, por sua vez, destacava: ¿Dilma teve sua vitória negada por uma forte demonstração de uma terceira candidata, Marina Silva, representante do Partido Verde e ex-ministra do Meio Ambiente, que obteve mais de 19% dos votos¿. O jornal, no entanto, observa que há poucas dúvidas de que Dilma vencerá o segundo turno.

A eleição era a principal notícia da BBC News. Para a rede, a votação de Marina pode ter custado a vitória no primeiro turno a Dilma. Também no Reino Unido, o site do ¿Guardian¿ dizia que Dilma esteve ¿bem perto de se tornar a primeira mulher presidente do Brasil¿.

O venezuelano ¿El Nacional¿ destacou ¿Rousseff e Serra no segundo turno¿, afirmando que Marina teve uma votação que superou as projeções mais otimistas.

Já o argentino ¿La Nación¿ destacou que Dilma necessitará de um mandato forte para continuar com as políticas de Lula. O jornal ainda abriu espaço para Tiririca, lembrando que ele foi o candidato a deputado federal mais votado.