Título: A sala secreta de Agaciel
Autor: Rocha, Marcelo
Fonte: Correio Braziliense, 27/06/2009, Política, p. 2

No pavimento inferior ao gabinete do ex-diretor-geral da Casa foi montado um escritório particular, com frigobar e isolamento acústico. Da antiga estrutura de Agaciel na direção do Senado, restou a escada em espiral que levava convidados ao bunker do funcionário graduado

Gabinete utilizado por Agaciel na diretoria do Senado: para chegar à escada da sala secreta, era preciso autorização do chefe

Nepotismo, atos secretos, seguidores sempre fiéis¿ Nada pode simbolizar mais o império construído por Agaciel Maia no Senado do que a sala reservada que ele mantinha anexada a seu antigo gabinete. Um ¿petit comité¿, como era descrito nos corredores da Casa, equipado com sofá, mesa de reunião, aparelhos de som e imagem, isolamento acústico e frigobar. Hoje, com o servidor destronado e alvo de investigações internas, resta daquela estrutura apenas a escada de acesso.

Ocupado por Agaciel durante 14 anos, o gabinete do diretor-geral funciona no 3º andar do Anexo I. Numa antessala, foi construída a tal escada. Em espiral, ela leva apenas ao pavimento inferior, onde Agaciel montou o espaço reservado. Detalhe: o acesso era feito exclusivamente pelo piso superior. ¿Depois da posse (fevereiro) como primeiro-secretário, ouvi dizer que havia um `bunker¿ na Diretoria-Geral, mas só encontrei a escada¿, afirmou o senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

O Correio visitou o local na manhã de ontem. A exemplo de Heráclito, encontrou apenas a escada. No 2º andar, ela foi isolada por divisórias, restando um cubículo sem qualquer função. Do outro lado da parede de madeira, passou a funcionar o gabinete de João Claudino (PTB-PI), segundo-secretário. ¿Desconhecia. Qual será a próxima?¿, disse o líder tucano Arthur Virgílio (PSDB-AM)

Não se sabe quantas pessoas no Senado tiverem acesso ao ¿puxadinho¿ de Agaciel. A polícia legislativa, que realiza varreduras regulares em gabinetes, salas e corredores do Senado atrás de escutas telefônicas e ambientais, foi autorizada a entrar pelo menos uma vez no ambiente reservado. A existência desse local ajudou a apimentar os cochichos de corredor que tinham o ex-diretor-geral como protagonista.

Inchaço Com a chancela da Mesa Diretora, composta por senadores escolhidos de dois em dois anos, Agaciel fez inchar a estrutura administrativa do Senado na última década. Criou uma pilha de cargos comissionados, sempre bem remunerados e entregues a alguns de seus aliados. Ofereceu também muitas facilidades aos parlamentares, principalmente os mais novatos. Foi afastado da Diretoria-Geral após a revelação, pela Folha de S. Paulo, de que ocultara propriedade de mansão no Lago Sul.

Agaciel negou que mantinha uma sala secreta anexa a seu gabinete. ¿Como é?¿, reagiu, para logo depois responder: ¿Sempre existiu, mas era uma sala de projeção, onde fazíamos reuniões administrativas. Tinha até um projetor instalado no teto para passar slides. Era uma extensão do gabinete da diretoria. Secreto por que? Para quê? Nunca tive sala secreta. Quanto ao frigobar, todas as salas de diretoria têm um. Mas não me lembro de frigobar ali. Pode ser mentira¿, comentou. Antes de desligar o telefone, completou: ¿Querem me transformar num demônio mesmo, que coisa¿.

Colaborou Denise Rothenburg