Título: Tião Viana escalado para ajudar Dilma
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 05/10/2010, O País, p. 4
Vitorioso no Acre, petista diz rezar para que Marina "venha para nosso lado"
Enviada especial
RIO BRANCO. Vitorioso em uma disputa acirradíssima, na qual conquistou o governo do Acre por pouco mais de quatro mil votos a mais do que o seu rival (o tucano Tião Bocalom), Tião Viana (PT) foi escalado por seu partido para ajudar na estratégia de conquistar Marina Silva, dona de um espólio de 19,6 milhões de votos, para a campanha de Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.
Logo cedo, Tião foi contatado pelo diretório nacional do partido para uma reunião em Brasília.
Ele disse que está rezando para que a verde apoie a campanha petista, mas admite que a tarefa não será fácil, já que com a extraordinária votação que teve no país, Marina extrapolou os limites do pequeno estado, onde teve menos votos que Serra e Dilma, conquistando 23,4% do eleitorado acreano, contra 52,1% do tucano, e 23,9% da petista.
Estou rezando para a Marina fazer a opção pela campanha de Dilma. Mas tenho que ter a humildade para saber que a Marina tem a cabeça dela, as opções dela. Tenho que me manter no meu lugar. Mas as minhas orações estão com ela, para que ela venha para o nosso lado. Afinal, somos da mesma rua, da mesma família disse.
Jorge Viana, irmão de Tião, que se elegeu senador pelo PT, também deverá ajudar na missão.
Já o atual governador, Binho Marques, ex-companheiro de Marina no PT, disse que embora seja super amigo dela, não se sente confortável para procurála e pedir ajuda para eleger Dilma.
Ele disse que sua prioridade é batalhar para que Dilma ultrapasse Serra no estado, revertendo um quadro desfavorável: Em primeiro lugar, a Dilma tem que ganhar no Acre. Ela perdeu no primeiro turno e eu, como governador, vou fazer um grande esforço para inverter o resultado. Eu e Marina somos super amigos, mas fiz campanha para Dilma e não me sinto no direito de pedir os votos dela.