Título: Trechos da conversa
Autor:
Fonte: O Globo, 02/10/2010, O País, p. 4

Nos 11 minutos finais que não tinham sido divulgados ontem, o ex-governador Joaquim Roriz deixa clara sua proposta: pagar R$1 milhão para o advogado Adriano Borges, genro do ministro Ayres Britto, apenas deixar seu nome no processo. Com isso, o ministro não votaria no julgamento do STF.

Adriano Borges: A questão é a seguinte: qual é a minha preocupação? O mero substabelecimento sem nenhum ato postulatório no processo não vai favorecer... Primeiro, porque não vai causar o impedimento. Segundo, eu não estou aqui para causar o impedimento, tô para trabalhar. (...) Minha conversa com Eládio foi de fazer o material, de ajudar, de comparecer. Então, está havendo aí um desencontro nas informações dele, e aí eu fico preocupado, porque quem vai sofrer o desgaste sou eu e a minha esposa, e muito...

Joaquim Roriz: Por quê?

Adriano: Porque está a procuração com nosso nome, mas sem assinar, sem fazer nada.

(...)

Adriano: Então vamos lá... Para mim, primeiro, se for preciso realmente eu trabalhar, eu preciso assinar a peça. Eu não vou entrar somente para figurar. O segundo ponto é a questão dos honorários: aí, realmente, eu fico na expectativa de o governador ver o que é que faz...

Roriz: Aí eu não posso. Só acerto com você se for no êxito... Mas no êxito é quanto?... Não é com esse negócio de 3 milhões, que isso é loucura.

Adriano: O êxito que nós estávamos pensando, o governador acha altamente elevado... Governador, vamos fazer o seguinte: pede ao Eládio para tirar a procuração?

(Roriz liga para Eládio e pede para retirar o nome de Adriano Borges)

Roriz: Eu pensei bem, e vou te fazer a contraproposta: eu te dou um milhão no êxito. Não precisa você fazer nada.

Adriano: Vamos fazer assim, governador. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, vamos fechar um e meio.

Roriz: Não. Faço por um milhão. Você não precisa fazer nada, só deixar seu nome. Dou um milhão.

Adriano: Não, não. Eu quero assinar, é necessária minha assinatura, pelo menos, governador...