Título: Ceará: Tasso cai e assessores admitem risco
Autor:
Fonte: O Globo, 02/10/2010, O País, p. 17
Embora à frente na disputa pelo Senado, adversários sobem
FORTALEZA. Pesquisa do Ibope divulgada ontem pelo jornal "Diário do Nordeste" mostra que o senador Tasso Jereissati (PSDB) mantém a liderança na disputa pela reeleição com 50% das intenções de voto, apesar de ter caído 13 pontos percentuais. Mas ele está tecnicamente empatado com o deputado Eunício Oliveira (PMDB), com 47%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em terceiro lugar vem o petista José Pimentel, com 42%, que ficaria fora do Senado se as eleições fossem hoje.
Enquanto o tucano caiu, Eunício cresceu 12 pontos e Pimentel, 11. Assessores admitem que a eleição de Tasso corre perigo e atribuem isso à imagem do presidente Lula, principal cabo eleitoral de Eunício e Pimentel. Os demais candidatos aparecem com 3% ou menos.
Na pesquisa anterior, de 3 de setembro, Tasso tinha 63%, enquanto Eunício e Cid, que integram a coligação do governador Cid Gomes (PSB), tinham 35% e 31%, respectivamente.
Uma operação de telemarketing com gravação de Lula pedindo votos para Eunício e Pimentel foi deflagrada há uma semana. A pesquisa Ibope - contratada pela TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará - ouviu 1.610 eleitores entre os dias 27 e 29 de setembro.