Título: Banda larga: Telebrás lança edital de plano
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 06/10/2010, Economia, p. 30

Estatal já solicitou à Anatel uma licença para prestação de serviço multimídia no país

BRASÍLIA. A Telebrás divulga hoje o edital para contratação da infraestrutura que será montada para coordenar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), programa de inclusão digital que o governo iniciará no fim deste ano. Esse era o passo que faltava para a estatal ser realmente reativada como provedora de rede de internet de alta velocidade. Até agora, 400 provedores já procuraram a empresa estatal interessados nos serviços para oferecer banda larga aos consumidores finais.

A estatal também já encaminhou, na segunda-feira, à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) um pedido de licença para a prestação do serviço multimídia autorização sem a qual a Telebrás não pode exercer o papel para o qual foi ressuscitada pelo governo. O órgão regulador não tem data para conceder a autorização, mas a Telebrás trabalha com uma janela de dois meses, que coincide com o prazo em que espera começar a oferecer conexão aos provedores para o atendimento das cem primeiras cidades com o acesso rápido à internet.

Programa de internet rápida vai começar em Brasília O PNBL deverá começar por Brasília e se estenderá para Palmas e Goiânia, além das 13 capitais das regiões Sudeste e Nordeste. Em 2011, mais 1.063 municípios serão beneficiados com o acesso a banda larga. O plano prevê levar o serviço de internet em alta velocidade para 4.283 municípios, atendendo a 88% da população brasileira até 2014.

O primeiro pregão para contratar equipamentos, serviços de instalação, treinamento e operação inicial, incluindo garantia e assistência técnica, deverá ser realizado pela Telebrás no fim deste mês. Somente para a elaboração desse edital a empresa recebeu mais de cem contribuições durante a primeira consulta pública.

Consulta a outros dois editais já foi aberta A Telebrás já publicou, para consulta pública, outros dois editais para contratação da rede necessária para a implantação do PNBL.

Um deles é para contratar os Sistemas Auxiliares da Rede IP, infraestrutura necessária para prover o trânsito de dados para a integração de redes de longa distância para prestação de serviços internet. O outro edital já publicado é para a contratação da solução de rede de comunicação de dados em protocolo IP/MPLS, solução composta por equipamentos de comutação de dados, servidores, softwares e serviços profissionais de planejamento técnico, instalação, treinamento, configuração e operação inicial.

(Mônica Tavares)