Título: Stiglitz: Fed e BCE criam caos global
Autor:
Fonte: O Globo, 06/10/2010, Economia, p. 26

NOVA YORK.

A política monetária extremamente expansionista do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) e do Banco Central Europeu (BCE) está provocando o caos em vez de ajudar na recuperação global, afirmou ontem o prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz.

¿ A ironia é que o Fed está criando toda essa liquidez na esperança de ressuscitar a economia americana ¿ disse Stiglitz após palestra na Universidade de Columbia. ¿ Isso não está fazendo nada pela economia, mas causa o caos no resto do mundo. É uma política muito estranha.

Com os juros baixos nos EUA, entre zero e 0,25% ao ano, investidores buscam retornos maiores em outros mercados, como os emergentes. Stiglitz defendeu mais medidas de estímulo do governo americano, lembrando que até o megainvestidor George Soros fez apelo semelhante:

¿ Nos EUA, e em alguns outros países, será que a política de afrouxamento monetário basta para resolver a inadequação da demanda global agregada? Obviamente que não. Reduzir as taxas de juros pode ajudar um pouco, não é o suficiente para resolver os problemas de EUA e Europa. Este é o ponto tão bem expressado por Soros: precisamos de estímulos fiscais.