Título: Horário eleitoral deve começar na sexta
Autor: Brisolla, Fabio
Fonte: O Globo, 06/10/2010, O País, p. 14

Acordo entre Dilma e Serra pode adiar início; TSE divulga resultado oficial

BRASÍLIA. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proclamou ontem oficialmente o resultado do primeiro turno da eleição presidencial. O presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, informou o número de votos dos dois primeiros colocados: 47.651.434 para a petista Dilma Rousseff (46,91%) e 33.132.283 para o tucano José Serra (32,61%). O segundo turno ocorrerá em 31 de outubro.

Lewandowski disse que a propaganda eleitoral dos dois presidenciáveis, no rádio e na TV, poderá começar 48 horas após a meia-noite de ontem ou seja, sexta-feira. Caberá às duas coligações entrarem em acordo sobre o início da campanha, que pode ser adiado até o dia 16. O horário eleitoral irá até o dia 29.

Dilma e Serra terão, cada um, vinte minutos diários. Serão mantidos os horários de exibição do primeiro turno: às 7h e ao meio-dia no rádio, e às 13h e às 20h30m, na TV. Haverá programas aos domingos.

Lewandowski frisou que não houve apresentação de recursos de candidatos, partidos, eleitores ou do Ministério Público contra eventuais irregularidades na eleição de domingo: Além do segundo turno para escolher o presidente da República, haverá novas votações para eleger nove governadores.

As unidades da federação com segundo turno são: Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia e Roraima. No último domingo, 18 governadores foram eleitos em primeiro turno.

Os candidatos a governador que participam do segundo turno também terão direito a vinte minutos diários, cada um, no horário eleitoral.

Esses programas serão exibidos até aos domingos, na sequência dos presidenciáveis.

O horário eleitoral dos candidatos a governador também poderá começar 48 horas após a proclamação do resultado do primeiro turno, feita pelos TREs. A data de início também depende de negociação entre os adversários.

Os candidatos a presidente da República e a governador que participam do segundo turno também terão sete minutos e meio diários, cada um, para divulgar propaganda em forma de inserções, de 15 a 60 segundos, no rádio na TV