Título: Brasil recebe hoje documentos da Rússia sobre Prestes de 1930 a 1941
Autor: Caballero, Miguel
Fonte: O Globo, 08/10/2010, O País, p. 18

O Brasil recebe hoje da Rússia o acervo sobre o líder comunista Luiz Carlos Prestes de 1930 a 1941 ¿ inclusive os anos em que ele morou na União Soviética, de 1931 A 1934. Os documentos serão entregues pelo vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Andrey Denisov, ao diretor-geral do Arquivo Nacional, Jaime Antunes da Silva, no Itamaraty.

Conforme o desejo da última mulher de Prestes, Maria do Carmo Ribeiro Prestes, eles ficarão com o Arquivo Nacional. O acervo é um novo capítulo da disputa entre D. Maria Prestes e Anita Leocádia Prestes, filha do líder político com a alemã Olga Benário. Anita Leocádia diz ter sido desconsiderada e afirma que, como herdeira, tem direito a participar da decisão sobre o destino dos papéis.

¿ É ilegal a entrega dos documentos a eles sem eu ter sido consultada. Sou filha de Prestes, já escrevi livros sobre ele, estudo sua história, trabalhei mais de 30 anos a seu lado ¿ diz Anita Leocádia, presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.

O acervo tem três manuscritos de Prestes: uma saudação ao Congresso Antiguerra em Montevidéu, de 1933; um texto para a imprensa partidária, de 1935; e anotações sobre o Brasil, com análise de jornais brasileiros, de 6 de março de 1935. Também há 34 documentos da Internacional Comunista.